R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maringá ganha franquia do Florecer - Instituto Elisabetha Rondon

O Programa Florescer ganha mais uma unidade, desta vez em Maringá(PR), fruto da parceria entre o Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura (IER), braço social das Empresas Randon, e o Grupo G10 e Grupo ATDL, de Maringá, mantenedores do Programa. A franquia beneficiará, inicialmente, 22 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, estudantes da primeira série do Ensino Fundamental da região, em situação de vulnerabilidade social, que terão em turno inverso ao da escola formal, acesso a atividades pedagógicas, culturais e esportivas com a finalidade de promover formação integral e inclusão social.

A nova franquia operará dentro das instalações das empresas, em prédio especialmente construído para o Florescer Maringá, que conta com uma sala de informática, duas salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, administração e banheiros. A área docente contará com profissionais de pedagogia, canto e professores de inglês e informática. A inauguração, em 21/7, teve a presença do presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, idealizador do programa, da diretora do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa, do presidente do Grupo G10, Cláudio Adamucho, e do presidente do Grupo ATDL, Massayoshi Siriashi, além da diretora administrativa do Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte-CTQT e Programa Florescer G10, Adriana Calvo, além de Christopher Podgorski, diretor geral da Scania no Brasil, patrocinador do Programa e que fornece, em comodato, caminhões-escola e demais equipamentos para o laboratório de mecânica do CTQT. Na oportunidade, inclusive, a Scania substituiu um dos caminhões por outro mais moderno para fins de treinamento.

Em Caxias do Sul (RS) onde nasceu há sete anos, o Programa Florescer funciona em dois núcleos, (Interlagos e Forqueta),atendendo a 340 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, sempre selecionadas dentro do critério de vulnerabilidade social, onde participam, gratuitamente, de atividades pedagógicas, culturais e esportivas. Os participantes recebem, ainda, transporte e alimentação.

O Programa realiza atividades preventivas contra riscos sociais como marginalidade, violência e exploração sexual, drogadição, evasão e repetência escolar e exploração do trabalho infantil. No ano passado, o índice de aprovação escolar dos alunos do Florescer subiu para 100%, quando em 2006 era de 99,4%, contra uma taxa de aprovação escolar brasileira de 79,5%.

O sistema de franquia já está em funcionamento em Ribeirão Preto (SP), desde 2002, e Curitiba, onde o programa funciona desde o ano passado. No início de julho, o IER inaugurou franquia semelhante em Bento Gonçalves (RS), em parceria com a Associação bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), contemplando 80 crianças e adolescentes.

O Grupo G10 é um dos maiores grupos na área de transporte de carga a granel do país com uma frota de mais de 600 caminhões direcionados ao transporte de commodities agrícolas. Também transporta líquidos em caminhões baú e desde o início de 2009 passou a transportar cana de açúcar. O Grupo G10 tem consciência de sua responsabilidade social e em 2005 inaugurou o Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte- CTQT com o objetivo de educar e qualificar motoristas. Acreditando que educar é maior bem que o ser humano possa possuir, decidiu implantar o Programa Florescer em seu grupo.

O Grupo ATDL, distribuidor Randon em Maringá, sempre engajado em causas sociais, inicia sua parceria com o Programa Florescer, pois acredita que educar é transformar para um mundo melhor.




3 comentários:

  1. OLA, VIM CONHECER O SEU CANTINHO E ADOREI... VOLTAREI MAIS VEZES, OBRIGADA PELO CONVITE...
    bjs

    vivi

    ResponderExcluir
  2. Viviane, agradeço sua visita, será sempre bem vinda Volte mais vezes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá professora quanto tempo!
    Você me deu aula no curso de Formação de Docentes no Instituto de Ed.de Mgá, durante 2 anos em 2008 e 2009 fico feliz de saber do seu blog, parabéns e continue sendo essa maravilhosa professora. Beijos
    Patrícia Alves

    ResponderExcluir