R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


terça-feira, 22 de junho de 2010

Como lidar com crianças agressivas?

Consultora familiar dá sugestões para controlar comportamento hostil

Autora: Antoniele Fagundes

A infância é o período mais rico e importante da vida de qualquer pessoa. Nesta fase são absorvidos valores e despertados talentos. Muitos comportamentos adultos têm suas primeiras manifestações nesta saudosa fase tão linda e inocente.

Crianças na primeira infância muitas vezes se expressam mordendo, gritando, beslicando ou chutando. Antoniele Fagundes, Consultora Familiar e dona da empresa Babá Ideal, explica que nos primeiros anos de vida as crianças estão aprendendo como funciona a sociedade e quais as suas potencialidades. Testar as capacidades que nosso corpo pode fazer como chutar e gritar ou experimentar o corpo de outra pessoa, mordendo ou beliscando é um importante aprendizado. 
Caso esse comportamento perdure ou aconteça de forma exacerbada, pode ser um sinal de que algo não está bem. Os pais devem estar atentos aos ataques de agressão e conversar de forma firme, mostrando que a criança pode adquirir o que deseja sem ter que machucar o outro. “O castigo pode ser temporariamente satisfatório para os pais. No entanto, pelos exemplos que tenho acompanhado, apenas dá uma pausa e faz a criança muitas vezes ficar mais tensa ao ter que lidar sozinha e quieta com aquelas sensações de euforia e agressividade”, aponta Antoniele.

Há casos em que os pais se culpam pelo pouco tempo passado com os filhos e deixam de cumprir seu papel de orientador e disciplinador durante os momentos que estão juntos. A permissividade que atualmente existe em muitos lares é fator importante na observação de um quadro de agressividade infantil. “As crianças estão a todo tempo testando os limites do seu comportamento para saber até onde podem ir. Quando os pais ou educadores não impõem regras claras e firmes, a criança sofre com a falta de alguém para limitar suas ações”, esclarece a consultora.

Regras e limites são importantes para que as crianças aprendam a controlar seus impulsos agressivos e lidar com as frustrações para conviver em sociedade de forma saudável. A falta de orientação e limites permite que a criança cresça desestruturada. Pais com posturas firmes e carinhosas conseguem equilibrar a situação.

Para famílias que já tentaram diversas maneiras de conter atitudes negativas de seus filhos e mesmo assim ainda possuem dificuldades em conseguir uma solução definitiva, a consultoria familiar tem muito a oferecer. Através de conversas esclarecedoras, os pais podem se dar conta que pequenos gestos contribuirão para a felicidade maior do filho e harmonia familiar.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/criancas_agressivas.htm

7 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns pela bela postagem... O professor deve está sempre muito bem preparado para receber os mais diversos tipos de alunos, inclusive os agresivos!

    Beijos e até mais...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,tenho uma baixinha de 2 anos e 8ms que é muito difícil,pesquisei muito esse assunto mais confesso que não tinha achado nada tão interessante.Minha filha,bate,morde,é agressiva e ciumenta demais,me indicaram um bichinho de estimação,será?rs.Grande abraço,adorei.

    ResponderExcluir
  3. Minéia e Andressa, muitíssimo obrigadas pelas visitas, voltem sempre.
    Andessa, Uma criança não tem essas reações do nada. Observe mais as pessoas que convivem com a cça. Se já tiver em escola de Educ. nfantil, procure acompanhar bem de perto essa escola. Fazer suas vontades nos momento def´ria pode ficar para ala uma mensagem subliminar: "é assim que consigo o que quero". Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Andressa, se conseguir outras referências interessantes te comunico. Procure, contar muitas histórias para sua crç., reserve tempo para deixá-la rabiscar, pinta, amassar, colar.
    Descubra pq ela está chamando tanto a atenção para si. Pode ñ ser só uma questão de temperamento. Ore sp com sua filhinha, apresente-a a Deus todos os dias.
    Tudo de Bom! Maria (espero notícias)

    ResponderExcluir
  5. Andressa, se conseguir outras referências interessantes te comunico. Procure, contar muitas histórias para sua crç., reserve tempo para deixá-la rabiscar, pinta, amassar, colar.
    Descubra pq ela está chamando tanto a atenção para si. Pode ñ ser só uma questão de temperamento. Ore sp com sua filhinha, apresente-a a Deus todos os dias.
    Tudo de Bom! Maria (espero notícias)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Minéia e Andressa! Voltem sempre, suo-lhes grata pelas visitas.

    Andressa em relação às suas colocações sobre as reações de sua filhinha,é importante estar atenta continuado o problema, talvez seja importante o auxílio de um professional da área.Será ela não está, ela pode repetindo o que Viu outras crianças fazerem. pode ser tb uma questão de fase.

    ResponderExcluir