R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maringá não possui vacina contra a gripe A para imunizar professores

As doses de vacina contra gripe A disponíveis na Secretaria de Saúde de Maringá são insuficientes para atender à determinação do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde de vacinar todos os profissionais da Educação no Paraná. Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a secretaria não recebeu orientação alguma sobre a nova faixa prioritária de vacinação até a tarde desta quinta-feira (10). "Qualquer outra população que seja incluída como público alvo, nós não fomos notificados", afirma Nardi.  

No momento, de acordo com informações do secretário, Maringá dispõe de aproximadamente três mil e quinhentas doses, quantidade suficiente apenas para aplicar a segunda dose em crianças de seis meses a cinco anos e em adultos que tomaram meia dose de vacina de uma determinada marca.

Segundo informou a 15ª Regional de Saúde de Maringá, atualmente não há doses disponíveis para atender à demanda criada com a determinação do Governo do Estado.

A decisão de estender a vacinação contra a gripe H1N1 para todos os profissionais que trabalham em educação no Paraná, incluindo ensino superior, foi anunciada pelo governador Orlando Pessuti e pelo secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, nesta quinta-feira (10), em Londrina. A campanha começa na próxima segunda-feira (14) e vai até o sábado dia (19).

Distribuição
De acordo com Beatriz Bastos, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde, a distribuição das vacinas será feita através das regionais de saúde, assim como nas etapas anteriores. Ela garante que Maringá ainda deve receber mais remessas da vacina nos próximos dias.

Beatriz afirma que as regionais já têm doses de vacinas, que podem ser administradas conforme a necessidade de cada unidade.

A coordenadora afirma que a Central de Medicamentos do Paraná é a responsável pela entrega das doses no Estado e há dificuldades na entrega das remessas das vacinas, como o acondicionamento em caminhões frigoríficos e remessa por sedex. As doses ainda estão sendo entregues nas Regionais de Saúde do Paraná. Entre esta sexta-feira e a próxima terça, mais cem mil doses devem chegar à Curitiba.

Para a vacinação, os profissionais devem comparecer aos postos de saúde, munidos de declaração do local onde trabalham, confirmando que são trabalhadores de educação. "Com a vacinação, cerca de 60% da população paranaense estará imune ao vírus, se considerarmos as pessoas que tiveram contato direto ou indireto durante o ano passado com o vírus da gripe A", acrescentou Moreira.

O Paraná já vacinou mais de 5,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% da população definida na pelas faixas etárias do Ministério da Saúde. Proporcionalmente, é o estado que mais vacinação dentre todas as federações do país.

Programa

Com a ampliação da vacina para professores e funcionários de escolas que não estão nos grupos prioritários, as Secretarias estaduais da Saúde e da Educação começam um programa específico para esses profissionais. O programa pretende ampliar a cobertura à saúde dos professores em diversas áreas, sobretudo com ações preventivas.


Por Larissa Ayumi Sato com AEN
fonte: http://www.odiario.com/parana/noticia/307505/faltam-doses-de-vacina-para-imunizar-professores-contra-a-gripe-a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário