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quarta-feira, 2 de junho de 2010

FONOAUDIOLOGIA: Atividade para estimular a linguagem

Bem antes de começarem a falar, os bebês já usam o olhar, a expressão facial e os gestos para se comunicarem.

Para que a comunicação evolua e a criança passe a fazer uso da linguagem oral, o ambiente em que ela vive deve ser rico em estímulos de todas as naturezas, particularmente a sonora. Neste sentido, os pais têm um papel fundamental na promoção deste desenvolvimento, ao poderem proporcionar as mais diversas experiências de comunicação a seus filhos.

Entre estas experiências, conversar com a criança constantemente é um dos aspectos mais importantes para que ela desenvolva de forma adequada a fala e a linguagem.
Seguem, abaixo, algumas sugestões de como estimular a fala e a linguagem da criança:


Entre 0 e 1 ano: Responda aos balbucios e vocalizações da criança; fale com ela sempre; leia livros com figuras todos os dias; diga rimas e cante músicas; fale o nome dos objetos do dia-a-dia e das pessoas conhecidas; leve-a a novos lugares e novas situações; brinque de jogos simples como “cadê-achou”.

Entre 1 e 2 anos: Encoraje os esforços da criança em falar novas palavras; fale com ela sobre tudo o que você está fazendo quando está perto dela; fale de uma maneira simples e clara; fale sobre novas situações e acontecimentos; olhe para a criança quando ela fala com você; descreva o que ela faz, sente e ouve; estimule a criança a ouvir discos de música infantil; elogie seus esforços.

Entre 2 e 3 anos: Repita novas palavras diversas vezes; aju¬de a criança a ouvir e a seguir ordens através de jogos: “Pegue a bola”, “Cadê o nariz da boneca?”; leve a criança a passeios e fale com ela sobre o que vocês viram; deixe-a responder perguntas simples; leia livros todos os dias, como uma parte da rotina; ouça a criança com atenção quando ela conversa com você; descreva o que você está fazendo, planejando e pensando; faça a criança levar mensagens simples (ex: Vá chamar o seu amigo.); estabeleça um diálogo; faça perguntas para que a criança possa pensar e falar; demonstre à criança que você entende o que ela fala através de respostas, sorrisos e assentimentos com a cabeça; enriqueça o que ela fala, expandindo suas verbalizações. Se ela diz, “mais suco”, diga, “Você quer mais suco de laranja?”.

Entre 3 e 4 anos: Fale sobre as semelhanças e as diferenças entre os objetos; ajude a criança a contar histórias usando livros e figuras; estimule a criança a brincar com os colegas; leia histórias mais longas para ela; preste atenção à criança quando ela está conversando; converse com ela sobre os lugares que esteve ou que irá.

Entre 4 e 6 anos: Quando a criança iniciar uma conversação, preste atenção ao que diz; certifique-se que tem a atenção dela antes de falar; conforme a criança aprende novas palavras, a pronúncia pode não estar correta - encorage-a e elogie suas tentativas; dê uma pausa depois de falar - isto dá uma chance à criança de continuar a conversação; continue a expandir seu vocabulário introduzindo novas palavras e dando sua definição, ou usando-as em um contexto em que sejam facilmente compreendidas; converse sobre relações espaciais e oposições; dê descrições ou dicas para que a criança identifique o que você está descrevendo; estimule a habilidade de categorizar os objetos, agrupando aqueles que possuem alguma similaridade (ex. alimentos, animais); fale sempre com a criança sobre os seus interesses.

“Se houver alguma suspeita de que seu filho não está evoluindo da maneira esperada em sua comunicação, procure um fonoaudiólogo que possa avaliar a criança e oferecer uma orientação mais adequada ao seu caso"


Recomendamos a fonoaudióloga Lucilia Vernaschi. Contato: lucilia_fono@hotmail.com

4 comentários:

  1. Oh Vó que legal seu blog. É isso aí, espero que minhas professoras o leiam...

    Se quiser alguma ilustração para seu blog, é só falar comigo.

    Aron Brito

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  2. Olá Maria!

    ADorei seu blog e suas postagens, meu filho tem 2 anos e não fala quase nada, além de mamae, bola e gol. Nem papai ele quer falar. Essa matéria foi boa para mim. Valeu!

    Passei a te seguir, agora não te perco mais :)

    Abraços

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  3. Débora, entre em contato com: lucilia_fono@hotmail.com. Ela pode te sugerir algumas leituras. Não sou especialista no assunto, mas gostaria de sugerir-lhe a leitura do livreto de 30 pág.: "A criança pequenas e suas linguagens" de autoria de Elvira de Souza Lima.www.editorasobradinho107.com.br
    Boa sorte!

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  4. OI PROFESSORA PASSEI POR AQUI ADOREI SEU BLOG EDNA RUTI BJUS

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