R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


Meu Histórico Profissional

Sou professora há 45 anos.
Iniciei minha carreira no Magistério no ano de 1965, como docente de uma turma multiseriada, com alunos de 1ª a 3ª séries do antigo Ensino Primário, na extinta Escola “Presidente Vargas”, no município de Loanda-PR.

No ano 1969 comecei dar aulas na antiga Escola Normal Colegial “Dr. Erasto Gaertner”, no município de Santa Isabel do Ivai-Pr. 

Em 1970 aprovada em Concurso Público Estadual, para a função de professora do antigo Ensino Primário, assumi a docência de uma turma de segundo ano primário, no antigo Grupo Escolar "Alberico Marques da Silva", hoje Colégio Estadual, no município de Santa Isabel do Ivaí - Pr.

Em 1971 iniciei o curso de graduação em Pedagogia, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari – FAFIMAM. Este tempo foi muito difícil e penoso, pois me deslocava do Município de Santa Isabel do Ivaí à Mandaguari, em uma lotação conhecida com “jardineira”, em um percurso parcialmente pavimentado.

No ano de 1972, mudei-me para o município de Maringá-PR, onde continuei estudando na mesma faculdade. Neste ano passei a lecionar para uma turma de 4ª série do antigo Ensino Primário, na extinta escola Estadual “Anita Garibaldi”.

No ano seguinte, continuei na mesma escola, porém exercendo a função de coordenadora pedagógica até o ano de 1974.

Em 1975, quando da conclusão da Graduação em Pedagogia, passei a exercer no Colégio Estadual “João XXIII”, a função de Orientadora Educacional, onde me aposentei no ano de 1993.

Do ano de1979 ao ano de1981, fui professora do extinto curso de Magistério do Colégio “Santo Inácio”, nas disciplinas de Didática, História da Educação, Estágio Supervisionado. Também lecionei Artes Industriais para turmas de 8ª séries, assim como Educação Artística para o antigo 2º Grau neste mesmo colégio.

Neste mesmo período (1979 a 1981), cursei a graduação de Educação Artística, na faculdade APEC, no município de Presidente Prudente-SP.

Em 1986, concomitantemente com a função de Orientadora Educacional, assumi a docência de Didática e Prática de Ensino, antigo curso de Magistério, no Instituto de Educação Estadual de Maringá, onde me aposentei em 1997 (2º padrão), ano em que me especializei em Didática.

Em 1995, já aposentada do 1º padrão, fui novamente aprovada em concurso público estadual, para lecionar as disciplinas de metodologias e Estágio Supervisionado, no Instituto Educação Estadual de Maringá, onde continuo atuando até o presente momento.

Em 2009, fui aprovada para participar do Programa de Desenvolvimento Educacional- PDE, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, onde pesquiso “Novas estratégias para a formação do professor alfabetizador”, sob a orientação da professora Dr. Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, da Universidade Estadual de Maringá – UEM.