R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pesquisa sobre o uso dos computadores e da internet nas escolas Públicas de capitais brasileiras

 A pesquisa realizada pela Fundação Víctor Civita revelou que 89% dos professores confirmaram falta de preparo para o uso de computadores, pois a sua formação inicial não os preparou para a inserção dos recursos das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas.

Outra coisa que a pesquisa revelou é que 98% das escolas já têm computador e 83% com acesso à internet. Mas, a maioria ainda não conseguiu inserir as TIC em seu projeto pedagógico. Ou seja, dentre os professores que utilizam o computador apenas se dedicam a edição e digitação de textos, o que na verdade não deixa de ser a substituição da antiga máquina de escrever por uma máquina mais moderna. Além disso, das 29% das escolas que tiveram curso de formação nos últimos 12 meses, a maioria considera os cursos pouco úteis para o dia a dia em sala de aula. 

Para os pesquisadores, a inclusão de banda larga nestas escolas seria uma das soluções para que de fato os computadores fossem utilizados de modo mais eficaz, a serviço da aprendizagem dos conteúdos curriculares. Digo uma das soluções, porque a meu ver não seria apenas isso. Se 89% dos professores confirmaram falta de preparo inicial, penso que é fato para ser repensado pelas instituições que oferecem cursos de Pedagogia. Ou não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário