R E F L I T A:


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terça-feira, 29 de junho de 2010

Processo para construção do Colégio Parque Alvamar em Sarandi-PR está em andamento

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que o processo para abertura de procedimento licitatório objetivando a construção do Colégio Estadual Parque Alvamar, no município de Sarandi, se encontra em trâmite junto à Casa Civil. O pedido passará por análise antes de receber autorização do governador Orlando Pessuti.

Após a autorização, o processo retorna à Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) que terá 30 dias para divulgar a licitação. Caso os prazos legais sejam obedecidos, as obras devem ser iniciadas em torno de 60 dias.

O novo investimento, que envolve uma área de 3,4 mil metros quadrados, receberá recursos que chegam a quase R$ 4 milhões, para a construção de salas de aula, ambiente administrativo, banheiros, laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva, além de casa do zelador. A obra beneficiará cerca de 1,2 mil estudantes.

domingo, 27 de junho de 2010

No Paraná, professor afastado por lesão tem assegurado tempo para aposentadoria

De acordo com avaliação do Pleno analisa incidente de inconstitucionalidade

De acordo com avaliação do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), benefício só não é garantido quando a moléstia ou acidente que causou o afastamento definitivo do docente não resultar da atividade de magistério

O professor que comprovar o desgaste no trabalho como motivo para deixar de dar aulas, temporariamente ou em definitivo, não perde o direito de contar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria especial. O benefício só não é garantido, segundo o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), àqueles cuja moléstia ou acidente que causou o afastamento definitivo não resultar da atividade de magistério.

sábado, 26 de junho de 2010

Video sobre a utilização de Jogos Educativos em Matemática

Veja logo abaixo, um vídeo sobre a Utilização de Jogos Educativos em Matemática, elaborado pela Professora Marta Gama na Oficina de Movie Maker, do curso "Educação Matemática e o Uso das Tecnologias", ministrado pela Professora Adriana Sousa no NTE16-Vitória da Conquista - BA (junho/2008).

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José Saramago - Inimigo de Deus

Morre mais um inimigo de Deus: José Saramago

por Pr. Robson Brito

Foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Conhecidíssimo por seu ateísmo e comunismo. Alguns acham que Saramago foi o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Outro fato que o deixou bem conhecido é seu estilo: Utilizava frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros: este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais. Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores.

Algumas blasfêmias de Saramago

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A contribuição de Vygotsky na formação teórico-prática dos educadores

Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior


A teoria do Vygotsky tem como princípio a análise nos seguintes fatores do desenvolvimento, que são: o filogenético (a espécie humana tem sua própria história), ontogenético (o indivíduo tem sua história), sociogenético (o sujeito deve ser considerado em sua relação sócio-cultural) e microgenético (o desenvolvimento do indivíduo é singular, cada um tem seu tempo de assimilação).

Para Vygotsky o desenvolvimento humano se dá de fora para dentro. É porque eu aprendo que eu me desenvolvo. O fato de aprender é que vai nortear o rumo do desenvolvimento humano e o caminho deste desenvolvimento está intimamente ligado ao fator cultural.

O desenvolvimento deve ser olhado de maneira prospectiva, para aquilo que deve ser aprendido, reconhecendo-se que todo mundo é modificável através da mediação. Não se deve olhar o sujeito de maneira retrospectiva, como se ele fosse um sujeito estático, aliás, se o trabalho educacional realizado com a pessoa humana não respeitar sua potencialidade e vê-lo retrospectivamente, a pessoa assumirá a postura estática. “Cole e Werstch (1996), consideram a mediação como o fato central da psicologia de Vygotsky” (Revista Portuguesa de Educação).

É imprescindível aos educadores, professores, pedagogos, supervisores, psicopedagogos e diretores de unidade escolar cognitivistas adeptos da teoria do Vygotsky, compreender que todo mundo é modificável através da mediação, é claro que esta compreensão exige gostar de gente, e acreditar no potencial humano, compreensão está que é fruto das relações deste profissional mediador ao longo de seu próprio desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS

EDUCAÇÃO: Revista Portuguesa de . Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal (zdp): três implicações pedagógicas. Universidade do Minho Braga?Portugal, ano/vol 14, número 002.
A Contribuição de Vygotsky na Formação Teórico-prática dos Educadores Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1819033-contribui%C3%A7%C3%A3o-vygotsky-na-forma%C3%A7%C3%A3o-te%C3%B3rico/

terça-feira, 22 de junho de 2010

Como lidar com crianças agressivas?

Consultora familiar dá sugestões para controlar comportamento hostil

Autora: Antoniele Fagundes

A infância é o período mais rico e importante da vida de qualquer pessoa. Nesta fase são absorvidos valores e despertados talentos. Muitos comportamentos adultos têm suas primeiras manifestações nesta saudosa fase tão linda e inocente.

Crianças na primeira infância muitas vezes se expressam mordendo, gritando, beslicando ou chutando. Antoniele Fagundes, Consultora Familiar e dona da empresa Babá Ideal, explica que nos primeiros anos de vida as crianças estão aprendendo como funciona a sociedade e quais as suas potencialidades. Testar as capacidades que nosso corpo pode fazer como chutar e gritar ou experimentar o corpo de outra pessoa, mordendo ou beliscando é um importante aprendizado. 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre o ateu José Saramargo, Nobel de Literatura em 1998

Morreu nesta sexta-feira (18) em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), o escritor português José Saramago, aos 87 anos. Em 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa.

A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 (horário local, 7h30 em Brasília) na residência dele em Lanzarote, onde morava desde 1993, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado de sua família.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Crônica sobre alfabeto

Veja logo abaixo a crônica de Millôr Fernandes. O interessante é que ela pode ser trabalhada com alunos a partir da 3ª série da seguinte forma:

1º Os alunos fazem a leitura do texo;
2º O professora discute com os alunos o texto lido;
3º Os alunos poderão em seguida produzir suas crônicas a partir do texto discutido.



Por Millôr Fernandes

O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o a craseado. O B é um l que se apaixonou por um 3. O B minúsculo é uma letra grávida. Ao C só lhe resta uma saída. O ç cedilha, esse jamais tira a gravata. O D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopígia (esteatopígia, ensina aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo, que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gangster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo, a pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g minúsculo é uma serpente de faquir. O H é uma letra duplex. A parte de cima é muda. Serve também como escada para as outras letras galgarem sentido. O h minúsculo é um dinossauro. O I maiúsculo guarda, em seu porte de letra, um pouco do seu porte marcial de quando age como algarismo romano. O i minúsculo é um bilboquê. O J com seu gancho de pirata, rouba às vezes o lugar do g. O j minúsculo é uma foca brincando com uma bolinha. Vê-se nitidamente que o K é uma letra inacabada. Por enquanto só tem os andaimes. Parece que vão fazer um R. Junto com o k minúsculo treina passo de ganso. O L maiúsculo parece um I que extraíram com a raiz e tudo. Mas o l minúsculo não consegue disfarçar que é um (1) espionando o alfabeto. O M maiúsculo é um gráfico de uma firma demasiado instável. O m minúsculo é uma cadeia de montanhas. O N é um M perneta. No n minúsculo pode-se jogar golfinho com a bolinha do o. O O maiúsculo boceja largamente diante da chatura das outras letras. O o minúsculo é um buraquinho no alfabeto. O P é um d plantando bananeira. O p minúsculo é um q que vem de volta. O Q maiúsculo anda sempre com o laço do sapato solto. O q minúsculo é um p se olhando de costas ao espelho. O R ficou assim de tanto praticar halterofilismo. Sente-se que o S é um cifrão fracassado. O s minúsculo é um cisne tranqüilo. Na balança do T se faz jusTiça. O U é uma ferradura da tipofrafia, protegendo o galope das ideias. O u minúsculo é um n com as patinhas pro ar. O V é uma ponta de lança. O w são vês siameses. O X é uma encruzilhada. O Y é uma taça onde bebem as outras letras. Desapareceu caminho mais curto, depois da bebida. O z minúsculo é um esse cubista. do alfabeto porque se entregou covardemente, de braços para cima. O Z é o caminho mais curto depois da bebida.

Algumas curiosidades

Históricas sobre o ensino das primeiras letras

Por Maria Simões de Brito

Em 1880, surgem as primeiras leis que estabelecem as bases da escola pública, obrigatória, laica e gratuita.

Conforme Barbosa (1990, p. 16), com a escola republicana nasce a concepção de alfabetização que herdamos. O que denominamos atualmente de processo de alfabetização compreende o ensino coletivo e simultâneo da leitura e da escrita. No entanto, antes do surgimento da escola pública, leitura e escrita eram consideradas como atividades distintas e individualizadas, apenas as famílias de maior poder aquisitivo pagavam preceptores para ensinar seus filhos.

As crianças demoravam até quatro anos para aprenderem a ler, só então passavam ao aprendizado da escrita. Havia nesse tempo, alguns mestres que se especializam no ensino da escrita, outros da leitura e ainda os ensinavam só a contar, que compreendia os rudimentos matemáticos; o que atualmente poderíamos denominar de alfabetização matemática.

Outro fato curioso é que a pena de aço foi inventada em 1830, quando o ato de escrever representava uma imensa dificuldade. A escrita era realizada com uma pena de ganso, como se não bastasse, as letras eram cheias de arabescos, o que tornava a escrita uma habilidade artísticas e complicada.

Nessa época, da Holanda veio o uso do quadro de giz.

Em 1818, na França, foi publicado o Guia de Ensino Mutual, que orientava o ensino simultâneo da leitura e da escrita. Esse foi o primeiro material produzido sobre o ensino dessas habilidades.

De 1810 a 1833, surgem na França, centenas de Escolas Normais, com o objetivo de formar o novo professor de alfabetização.

Para saber mais leia:
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Como lidar com alunos indisciplinados


Por Mariana Cruz

A indisciplina dos jovens, a falta de respeito de alguns alunos diante de seus professores parece ser um sério problema na educação brasileira. Uma constatação empírica sobre a relevância de tal assunto pôde ser observada por nós, da revista Educação Pública, devido ao grande número de participantes no fórum Discutindo, cujo tema “Como se impor diante de alunos que não têm o menor respeito em sala de aula?” deu o que falar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maringá não possui vacina contra a gripe A para imunizar professores

As doses de vacina contra gripe A disponíveis na Secretaria de Saúde de Maringá são insuficientes para atender à determinação do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde de vacinar todos os profissionais da Educação no Paraná. Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a secretaria não recebeu orientação alguma sobre a nova faixa prioritária de vacinação até a tarde desta quinta-feira (10). "Qualquer outra população que seja incluída como público alvo, nós não fomos notificados", afirma Nardi.  

Pesquisa sobre o uso dos computadores e da internet nas escolas Públicas de capitais brasileiras

 A pesquisa realizada pela Fundação Víctor Civita revelou que 89% dos professores confirmaram falta de preparo para o uso de computadores, pois a sua formação inicial não os preparou para a inserção dos recursos das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas aulas.

Maringá ganha franquia do Florecer - Instituto Elisabetha Rondon

O Programa Florescer ganha mais uma unidade, desta vez em Maringá(PR), fruto da parceria entre o Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura (IER), braço social das Empresas Randon, e o Grupo G10 e Grupo ATDL, de Maringá, mantenedores do Programa. A franquia beneficiará, inicialmente, 22 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, estudantes da primeira série do Ensino Fundamental da região, em situação de vulnerabilidade social, que terão em turno inverso ao da escola formal, acesso a atividades pedagógicas, culturais e esportivas com a finalidade de promover formação integral e inclusão social.

Frio chega, mas alunos da rede municipal de ensino não recebem agasalhos

O ano está quase chegando à metade e junto com o calendário adiantado vem chegando o inverno. A Secretária de Educação de Maringá, contudo, atrasou vários prazos e ainda não entregou os uniformes de inverno. No último comunicado, a promessa era de que todos os estudantes estariam agasalhados até o fim de maio, o que não ocorreu.

As aulas nas escolas públicas municipais tiveram início em nove de fevereiro, ou seja, depois de quatro meses os alunos estão frequentando as aulas com uniformes velhos ou com roupas improvisadas.


Crianças precisam usar uniformes velhos por causa do frio

Alunos da rede municipal ainda não receberam uniforme e material escolarApós dois meses de aula, escolas de Maringá seguem sem material nem uniforme. Os pais reclamam da situação. “Tem bastante promessa, mas não chegou ainda uniformes para as crianças. Nós já estamos praticamente no meio do ano, via ter férias e não chegou o uniforme. Deveria chegar no começo do ano. Começar as aulas e as crianças já terem uniformes para ir para escola.”, disse a mãe de aluno, Aparecida Adriana de Freitas, em entrevista ao Paraná TV.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Curiosidade: A história do Computador

Transporte de crianças menores de 7 anos e meio

Motoristas têm até 1º de setembro para usar cadeirinha no transporte de crianças menores de sete anos e meio.
 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo para o uso obrigatório de equipamento de segurança no transporte de crianças.
A quem diga o motivo foi por falta do produto no mercado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Diga não ao bullying

SAIBA O QUE É BULLYING

Fenômeno Bullying
Por Mário Felizardo*

Quando abordamos o tema “violência nas escolas”, nos vêm em mente formas explícitas de violência: vandalismo, pixação, rixas e agressões contra professores. Porém esquecemos – ou desconhecemos – que a escola convive com uma violência ainda mais cruel, muitas vezes, ignorada ou não valorizada da devida forma por pais e professores.Trata-se do “Fenômeno Bullying”, definição universal para o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente perpretadas por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.

Estamos falando do isolamento intencional, dos apelidos inconvenientes, da amplificação dos defeitos estéticos, do amedrontamento, das gozações que magoam e constrangem, chegando à extorsão de bens pessoais, imposição física para obter vantagens, passando pelo racismo e pela homofobia, sendo “culpa” dos alvos das agressões, geralmente, o simples fato de serem “diferentes”, fugirem dos padrões comuns à turma – o gordinho, o calado, o mais estudioso, o mais pobre.

domingo, 6 de junho de 2010

Sugestão de Leitura

Título: Brincar E Viver: Projeto Em Educação Infantil
Autor: Ivanise Corrêa Rezende Meyer
Editora: WAK EDITORA
ISBN: 978-85-88081-14-7
O preço do livro varia de R$ 19.00 a R$ 22,00
Síntese do livro:

BRINCAR & VIVER – Projetos em Educação Infantil

A brincadeira, muitas vezes, é vista como se existisse apenas fora da escola. Ivanise Meyer apresenta uma proposta onde “brincar” faz parte do processo de aprendizagem. Neste livro a autora mostra relatos que discutem as contribuições teóricas nas práticas escolares. A experiência de Ivanise está baseada na metodologia dos “projetos”. Desenvolver os projetos em sala de aula torna a prática pedagógica significativa e dinâmica, além de ampliar as possibilidades de aprendizado da criança.

sábado, 5 de junho de 2010

Para refletir

O jogo cria uma zona de desenvolvimento próximo na criança. Durante o mesmo, a criança está sempre além da sua conduta diária; no jogo, é como se fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o jogo contém todas as tendências evolutivas de forma condensada, sendo em si mesmo uma considerável fonte de desenvolvimento.
Vygotsky
Publiquei em RECUROS alguns jogos. Confira.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Uma atividade Mágica para Cultivar o Hábito da Leitura em seu filho ou aluno

 É impressionante como as coisas mais simples, são verdadeiras e importantes.

Veja a seguir uma atividade, absurdamente simples, que pode fazer com que seu filho ou aluno, veja com outros olhos o hábito da leitura

É uma atividade que vai estimular, firmar ou mesmo fazer com que seu filho ou aluno, tome gosto de vez pela leitura.

O primeiro passo é conversar com a criança e descobrir seu gosto literário. Gosto literário aqui significa, saber de que tipo de história ela mais gosta. Feito isso, provoque ela à leitura. Isto é feito do seguinte modo: Primeiro leia você mesmo um livro, sobre o assunto do qual ela gosta. Deixe que ela veja você lendo. Se fizer isso sutilmente, será melhor ainda. Não tente chamar atenção para o fato de estar lendo, especialmente se você não tem o hábito de ler regularmente, pois ela pode perceber o artifício e estragar a tática.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

FONOAUDIOLOGIA: Atividade para estimular a linguagem

Bem antes de começarem a falar, os bebês já usam o olhar, a expressão facial e os gestos para se comunicarem.

Para que a comunicação evolua e a criança passe a fazer uso da linguagem oral, o ambiente em que ela vive deve ser rico em estímulos de todas as naturezas, particularmente a sonora. Neste sentido, os pais têm um papel fundamental na promoção deste desenvolvimento, ao poderem proporcionar as mais diversas experiências de comunicação a seus filhos.

Entre estas experiências, conversar com a criança constantemente é um dos aspectos mais importantes para que ela desenvolva de forma adequada a fala e a linguagem.
Seguem, abaixo, algumas sugestões de como estimular a fala e a linguagem da criança:

Fonoaudióloga LUCILIA VERNASCHI

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