R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A manifestação da Síndrome de Burnout em professores é maior

Trabalhadores que lidam diretamente com o público estão sujeitos a um tipo de esgotamento emocional conhecido como Síndrome de Burnout. De acordo com os especialistas, a Síndrome ataca principalmente médicos, enfermeiros e professores.

Segundo a psicóloga Mary Carlotto , a manifestação da doença em professores já é maior que a registrada em outros cargos.

A Síndrome é constituída de três dimensões:

Exaustão emocional, caracterizada por uma falta ou carência de energia,entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos;

Despersonalização, que se caracteriza portratar os clientes, colegas e a organização como objetos;

Diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar deforma negativa. As pessoas sentem-se infelizes consigo próprias e insatisfeitas com seudesenvolvimento profissional. (Carlotto, 2002 )

O tratamento psicológico é variável, uma vez que cada caso/pessoa necessita de atendimento especial. Além disso, o que se sabe é que a doença nem sempre é facilmente identificada pelo portador. Os efeitos no trabalho do professor são problemas no planejamento de aula, esgotamento emocional, desatenção etc., podendo levar ao afastamento.

fonte: Futuro Professor
http://www.futuroprofessor.com.br

Um comentário: