R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A importância dos brinquedos


Qualquer criança gosta de brincar. É um fato inquestionável. É uma forma de aprendizagem e educação importante. Com as brincadeiras as crianças começam a aprender como lidar com o mundo que as rodeia, aprendem a socializar-se. Como tal é importante permitir que as crianças brinquem, tanto sozinhas como acompanhadas.

Uma coisa importante é dar à criança brinquedos que são adequadas à sua idade. Isto irá permitir um desenvolvimento harmonioso da criança.

Muito se fala do perigo que é permitir que a criança tenha acesso a brinquedos que promovem a violência, com brinquedos que simulam armas de guerra, bonecos que representam personagens violentos e outros que de alguma forma “ensinam” a criança que a violência é uma forma válida de lidar com as situações. A televisão e outros meios de comunicação social também contribuem para este cenário, com a apresentação de programas para crianças em que é habitual ver cenas de violência.

Por este motivo é tão importante a intervenção dos pais na educação e brincadeiras das crianças. Impedir por completo que as crianças tenham acesso a este tipo de brinquedos é quase impossível. O que elas não terão em casa, irão encontrar na casa de um amigo.

Por outro lado, não é apenas a violência que é promovida. As bonecas elegantes ou bonecos musculados, longe da verdadeira imagem das verdadeiras mulheres ou homens, também contribuem para um ideal que nem sempre é possível alcançar. Como tal é importantíssimo para os pais estar a par daquilo que as crianças têm como brinquedo.

O fato de condenar veemente este tipo de brinquedos e impedir as crianças de ter acesso a eles apenas irá despertar mais curiosidade e fazer com que a criança esconda quando de fato está a brincar com eles na casa dos amigos. Também irá limitar a comunicação entre os pais e os filhos, a maior ferramenta para educar os seus filhos.

Acima de tudo dê aos seus filhos brinquedos educativos que lhe permitam desenvolver as suas capacidades e destrezas. Mas se lhe for oferecido um brinquedo que de acordo com a sua opinião favorece ideais com os quais não concorda, a solução não é esconder o brinquedo. Afinal a violência e imagens estereotipadas existem na sociedade, perante o olhar de todos.

O correcto é explicar ao seu filho que não concorda e porquê. Claro que a linguagem a utilizar terá de ser uma linguagem adequada à idade do seu filho e com exemplos que o façam compreender porquê matar não é correcto, porque é que o recurso à violência não é solução para resolver os problemas, que as pessoas não são as bonecas com que elas brincam. Então elas poderão brincar, mas com a consciência de quais são os verdadeiros valores a preservar.

Nunca se esqueça que a criança tem uma personalidade própria e tem de ser valorizado o seu poder de escolha, dando-lhe a conhecer o mundo que está à sua volta para que ela saiba lidar com ele. O fato de esconder que existe algo, não faz com que esse algo deixe de existir, e se a criança souber desde o princípio o que é, aprenderá a avaliar aquilo que a sociedade lhe dá de acordo com os valores que aprendeu no seio familiar, desde que estes lhe tenham sido apresentados como a coisa correcta a fazer e porquê, e não como uma obrigação sem um motivo em especial.

fonte: http://www.sobre.com.pt/brinquedos-a-importancia-dos-brinquedos-conteudo-sobrecompt

Nenhum comentário:

Postar um comentário