R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Macacos invadem escola em Maringá

Macacos 'invadem' colégio em busca de comida

Por Carla Guedes 
Fotos: Douglas Marçal


Professores fecham as janelas para evitar 'invasão'; macacos entrem e levam biscoitos que estão à mesa

Imagine a seguinte situação: em plena aula, um macaco entra na classe, revira a lata de lixo, pega uma bala, desembrulha, joga o papel no chão e sai correndo. A cena, inusitada, aconteceu na manhã de ontem no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Zona 5, ao lado do Horto Florestal.

Os macacos, moradores do horto, começaram a aparecer no colégio no ano passado, mas essa foi a primeira vez que um deles se atreveu a entrar numa sala de aula.

"Eu fico sensibilizada porque eles vêm até a escola porque estão famintos", diz a professora de inglês, Ciça de Oliveira, que teve a aula interrompida pela malandragem do macaco.

A ousadia dos bichos é tanta que a escola teve de mudar a rotina. Assim que o intervalo termina, as zeladoras esvaziam as lixeiras para evitar que o bando revire os latões e espalhe o lixo pelo chão.

Além disso, é proibido abrir as janelas nas salas dos professores, da direção e da pedagogia. Se os vidros ficam abertos, os macacos entram e, sem cerimônia, sobem nas mesas para comer os biscoitos dos docentes.

Professora A pedagoga Lúcia Helena Silva Dias Furtado não gosta da invasão dos bichos na escola. "No calor é insuportável porque não podemos abrir a janela. Aí a gente liga o ventilador para aliviar o calor, mas os papéis começam a voar. Não dá certo", reclama.

Mas há quem goste dos invasores. "Eu os acho bonitinhos. É desestressante vê-los passear pelo pátio enquanto estamos trabalhando", diz a professora de língua portuguesa Maria Lúcia Zago. Tanta proximidade, no entanto, tirou a liberdade dos funcionários do colégio. "Os macacos nos enclausuraram dentro da escola", afirma.

Bem-vindos

Entre os alunos, os primatas fazem sucesso. A presença dos estudantes não intimida os macacos e nem a visita dos bichos amedronta os alunos. Tanto que até agora nenhum atacou estudantes ou professores.

"Eu não tenho medo", conta Adriel Machado, da 6ª série, que encheu a mão de biscoito de maisena para dar a um dos cinco macacos flagrados ontem de manhã na escola. "Eu dou comida porque eles estão com fome."

O exemplo de Adriel se repetiu na hora do intervalo, período em que muitos estudantes deram biscoitos e salgadinhos aos bichos, mesmo contrariando as orientações da escola, que pede aos alunos que não alimentem os macacos.

Isabela Ariane Barbosa, do 3º ano do ensino médio, também alimenta os animais. "A professora briga quando a gente dá comida para eles, mas eu não ligo."

Assim que soa o sinal para o intervalo, alunos do ensino fundamental distribuem biscoitos a um macaco na porta do refeitório. O menino estica o braço e oferece um biscoito. "Vem pegar!", diz.

O bicho, pendurado na porta, pega a comida e desaparece rumo ao telhado. Com a boca cheia de bolacha, sai correndo para não dividir o almoço.

A guloseima preferida dos macacos é o salgadinho industrializado, os chips ¿ também o mais consumido entre os alunos durante o recreio. Maria Lúcia já flagrou um macaco rasgando a embalagem de um salgadinho e lambendo o plástico. "Não é exagero", conta. "Eles comem de tudo: biscoito, fruta e chips. Já vi um bebendo suco de caixinha."

Falta de comida

A escola atribui a invasão à falta de alimento no horto florestal. "Lá (no Horto) não deve ter comida suficiente para eles", diz a diretora do colégio Edi Kalaf. Há também quem se preocupe com a saúde dos bichos.

"São uma graça, mas estão ingerindo comida que não deveriam", alerta a pedagoga Terezinha dos Santos Soares. "Sem contar que carregam bactérias. Procuro até manter distância deles."

Alunos contrariam direção do colégio e alimentam os bichos; até o momento, nenhum ataque foi registrado

2 comentários:

  1. Olá Profa. Maria, boa noite!

    Interessante e preocupante de uma só vez, pois sabendo-se que criança é mais "danada" que os bichinhos, é preciso haver uma orientação para evitar algum contratempo.

    Mas veja só que curiosidade: Aqui na universidade em que trabalho temos uma verdadeira colônia de saguis. Há quem diga que são mais perigosos que os macacos, pois transmitem raiva. Porém o nosso ambiente é outro, só temos praticamente adultos (ou gente com o porte de tal, não garanto muito as ações...hehe!).

    Eu, pessoalmente, adoro ver as "macaquices" deles! Respeito-os, mantenho a minha distância, mas concordo com a professora que diz ser desestressante! Sinto-me mais livre quando fico a admirá-los... mas depois reconheço que estou cada dia mais fechado na/em sociedade.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk
    eu q dei comida a eless
    eu me chamo Felipe Willian

    ResponderExcluir