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domingo, 5 de setembro de 2010

Ensinar história nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Quantas vezes pronunciamos “história” em um dia? No nosso cotidiano, empregamos a palavra história com vários sentidos, mas dois se sobressaem. O primeiro é vida. Evidentemente, não vida biológica, pura e simples. Mas, vida no sentido social: pensar, agir e sentir. Temos consciência de que estamos vivos quando constatamos que pensamos, tomamos decisões e experimentamos sentimentos vários, como a dor e o amor. Vida, nesse sentido, é história, e viver, consequentemente, é construir história.

O segundo sentido que empregamos para a palavra história é conhecimento. Conhecimento sobre o quê? Sobre a própria vida, ou melhor, conhecimento sobre uma parte da nossa vida, pois sabemos da impossibilidade de registrar e rememorar tudo o que pensamos, agimos ou sentimos durante toda a vida.

Tente colocar agora tudo o que aconteceu na sua vida hoje numa folha de papel! Você consegue? Se não podemos ou se não nos interessa todo o passado, observemos aquela parte que resistiu ao tempo. É a parte acessada a partir de testemunhos, como uma carta, uma fotografia, uma fita de vídeo, produzidos e conservados por indivíduos ou coletividades.

É esse o conhecimento de que estamos falando. Ele pode ganhar a forma de um relato, produzido e  reproduzido por um corpo de profissionais e partilhado por todas as pessoas dentro e fora da escola. Nesse segundo sentido, portanto, a palavra história pode ser entendida como um conhecimento sobre a nossa própria vida, configurado em narrativa histórica, concebido dentro de regras da história ciência ou da história disciplina escolar.

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=358

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