R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Secretária do MEC sugere não antecipar escolaridade de criança

Crianças que completam 6 anos até 31 de dezembro e que tenham cursado dois anos de pré-escola poderão ser matriculadas no 1.º ano do ensino fundamental em 2011

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou resolução que permitirá, em 2011, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental de crianças que completam 6 anos de idade até 31 de dezembro. Antes a data limite era 31 de março.

No entanto, Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), sugere aos pais que eles não antecipem a escolaridade da criança, pois, segundo ela, a educação infantil é muito diferente do ensino básico de alfabetização. Para Maria do Pilar, o ideal seria que, a partir de 2012, as crianças que completarem seis anos após a data de corte repitam a pré-escola em vez de seguirem para o ensino fundamental.

De acordo com a secretária, este é apenas um período de transição já que neste ano a maioria das pré-escolas também passaram a adotar o corte em 31 de março, matriculando crianças com 4 anos completos até essa data. Logo, a partir de 2012, o corte do ensino fundamental volta a ser o já estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação.
No entanto, Sérgio Antônio da Silva Leite, psicólogo e professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entende que "a antecipação do ensino fundamental não é prejudicial para o desenvolvimento educacional da criança desde que a proposta curricular do primeiro ano seja adequada".

"Antigamente, entendia-se que a criança de até sete ou oito anos não estaria biologicamente preparada para aprender a ler e escrever, mas hoje a educação infantil, em geral, foi antecipada devido à inserção da mulher no mercado de trabalho e a necessidade de deixar as crianças em algum lugar. Com isso, os sistemas educacionais foram se desenvolvendo, se modernizando e se aproximando de uma perspectiva menos massacrante que a escola tradicional", explica o professor.

Sérgio defende que o primeiro ano do ensino fundamental teria que ser modificado para trabalhar mais com o lúdico, a criatividade, e, assim, facilitar o contato dos alunos com os códigos da escrita.

Desde 2007, quando o ensino fundamental passou a ter nove anos, o CNE orienta que as crianças devem estar com 6 completos ou a completar até 31 de março no ensino fundamental. No entanto, muitas crianças que fazem aniversário após esta data de corte já tinham cursado dois anos de pré-escola e para não repetirem mais um ano resolveu-se estender a data de corte para 31 de dezembro.

Na nova regra as crianças precisam ter cursado, no mínimo, dois anos de pré-escola. O texto deverá ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para entrar em vigor.

fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4563905-EI8266,00-Secretaria+do+MEC+sugere+nao+antecipar+escolaridade+da+crianca.html

Um comentário:

  1. Olá professora!
    Gostei muito do blog e particularmente sou contra ao início de crianças com 5 anos no ensino fundamental. Como ficará nosso trabalho na educação infantil? Sou favorável aos 9 anos de ensino fundamental, acrescentando um ano no ciclo final e não tirando a pré-escola das crianças de 6 e 5 anos.
    Abraços!

    ResponderExcluir