R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Governo do Paraná e Ministério Público lançam campanha pela Educação

Autor: Da Redação/AEN/MP

Meta é mobilizar a sociedade para a identificação de crianças e adolescentes que não estão matriculados

O vice-governador do Paraná e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, receberamm a imprensa em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (14,) para lançar oficialmente a campanha que pretende identificar e matricular todas as crianças e adolescentes que estão fora da escola.

A entrevista aconteceu no Auditório do Ministério Público do Paraná, no Centro Cívico, à Rua Marechal Hermes, 751 , em Curitiba.

Com o slogan “Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!”, a campanha pretende mobilizar a sociedade para a identificação de crianças e adolescentes em idade escolar que não estão matriculados e/ou frequentando o ensino regular.

Entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, os pais ou responsáveis pelo estudante devem procurar a escola estadual mais próxima de sua casa para fazer o cadastramento.

A taxa de abandono escolar nas escolas da rede estadual de ensino é de 9,4%, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, o último disponível. No primeiro ano do ensino médio este índice sobe para 11%.

Além desta estimativa, no entanto, ainda é preciso considerar as crianças e os adolescentes que se evadem, os que nunca foram matriculados na escola, os que saíram do ensino municipalizado e não ingressaram na rede estadual e ainda os que não têm acesso à escola pela distância do local de moradia ou outras questões sociais.

PESQUISA - A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (2009) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – aponta que o Paraná possui 1,549 milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, idade escolar que corresponde da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. De acordo com a Seed, estão matriculados nestas séries 1,1 milhão alunos na rede estadual de ensino. Diante desses dados, é possível se ter uma idéia da demanda escolar na rede estadual. Porém, as estatísticas revelam parte da realidade, uma vez que não contemplam, por exemplo, crianças e jovens que repetiram o ano ou que estão cursando o CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ensino Supletivo.

Campanha - Se é difícil conhecer o universo de crianças e adolescentes que estão fora da escola, mais complicado ainda é reverter esse quadro. Por isso, o Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançaram, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, a campanha “Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!”. A iniciativa pretende mobilizar toda a sociedade paranaense a fim de identificar crianças e adolescentes que não estejam matriculados ou frequentando a rede regular de ensino.

Até o dia 14 de março, educadores e promotores de Justiça de todas as regiões do estado, com o apoio dos Conselhos de Direito e Tutelares, atuarão perante associações, igrejas, instituições públicas e privadas, bem como da população paranaense, pedindo a união de todos na busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Cadastramento - A comunidade pode colaborar sensibilizando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não estão estudando para que procurem a escola estadual mais próxima e façam o cadastramento do aluno.

“Todas as escolas da rede estadual de ensino estão aptas a fazer o cadastramento dessas crianças e jovens. Havendo vaga na escola, a matrícula será efetuada imediatamente. Caso não exista a vaga imediata, o sistema da Secretaria de Estado da Educação irá identificar uma vaga adequada para que a criança ou o jovem retomem os estudos o quanto antes”, garante Flávio Arns, vice-governador e secretário de Estado da Educação.

A Seed também conta com o apoio de todas as Secretarias Municipais de Educação do Estado para que recebam e encaminhem as crianças cuja idade escolar vai do primeiro ao quinto ano, já que a competência pela educação destas crianças é dos municípios.

Direito de Aprender - O Ministério Público deverá traçar estratégias junto às Redes de Proteção e aos Conselhos Tutelares para acompanhar o cadastramento e o encaminhamento dado pelas Secretarias Municipais e Estadual de Educação.

“Além de importante agência de socialização do ser humano, a escola prepara para o futuro exercício da cidadania. A construção de uma sociedade melhor e mais justa passa, obrigatoriamente, pelo asseguramento do direito de ingresso, permanência e sucesso no sistema educacional para todas as crianças e adolescentes. Assim, temos todos o dever de contribuir para a identificação de crianças e adolescentes que, seja pelo motivo que for, encontram-se afastados da escola”, explica o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

fonte: http://tnonline.com.br/noticias/regiao/32,73862,14,02,governo-do-parana-e-ministerio-publico-lancam-campanha-pela-educacao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário