R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SUGESTÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DA HISTÓRIA “A VACA REBECA”

No menu RECURSOS, apresentamos sugestões de encaminhamentos que trabalhamos com nossas alunas nas aulas de Metodologia de Alfabetização, no Curso de Formação de Docentes, há algum tempo.

Agora dividimos esta proposta de trabalho com você, professor alfabetizador. Não é nossa intenção transformá-la em cartilha. Caso acredite poderá utilizá-la. 

Para nós será gratificante, mesmo agora distante da sala de aula, poder contribuir com a alfabetização de nossos brasileirinhos. Ainda sonhamos com uma escola capaz de ensinar todos os seus alunos a lerem e a escreverem.

Acredito que o programa “Alfabetização na Idade Certa”, do governo federal, com a participação dos municípios e empenho da comunidade escolar mude os rumos do ensino da leitura e da escrita em nosso país. 

Temos a consciência de que é necessário muito neste sentido, pois uma criança que passa pela escola sem aprender a ler e a escrever tem a sua cidadania mutilada.  

Um comentário:

  1. "A vaca rebeca" é uma história que encanta as crianças e outros leitores de todas as idades. Quando contei essa historia para meus alunos há muito tempo, foi uma festa na sala de aula. O espaço aqui é pequeno para expressar tudo o que fizemos relacionado à história. As crianças confeccionaram a cueca do zeca de todo jeito, algumas com a ajuda da mãe até a costuram em tecido de bolinha. Outras desenham. Fizemos com elas um lindo mural. Me pergunte qual a criança da sala não aprendeu rapidinho ler e escrever VACA REBECA, JACARÉ e CUECA! Tenho muita saudades desse tempo. Às vezes reencontro com algum deles de vez em quando, ainda se lembram de nossas aulas. Agora me veio na lembrança o Henrique, uma criança apaixonada pelas histórias, nossas aulas eram pela manhã, quando ele precisava fazer exame de sangue, por exemplo, ia com o material, sua mãe não conseguia levá-lo de volta pra casa se ainda restasse nem que fosse uma parte da aula. Perdi-o muito cedo pela imprudência do trânsito, mas embora por pouco tempo, pude propiciar-lhe momentos felizes na sala de aula. Isso me conforta. Cada dia mais acredito que o educador deve se esforçar, cobrar dos alunos responsabilidade, mas também tornar suas aulas atraentes e significativas para seus alunos em todos os níveis de escolarização.

    ResponderExcluir