R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A POESIA NA SALA DE AULA

As crianças são capazes de escreverem poesia? Você explora esse tipo de texto com seus alunos? Seria específico para as aulas de Português ou haveria a possibilidade de as poesias ou poemas abordarem temáticas das outras áreas do conhecimento?

A poesia representa uma tipologia textual pouco explorada em todos os níveis de escolarização. Todavia, ao observarmos como as rimas estimulam a oralidade na infância, poderemos explorar esse campo tão fértil para o desenvolvimento da linguagem humana. 

Esse trabalho pode ser iniciado a partir de rimas, mas conforme os alunos forem avançando na escolarização poderemos explorar poemas abertos sem a preocupação exclusiva com as rimas, uma vez que o texto poético é caracterizado pela riqueza da linguagem, a beleza do texto, a presença de figuras de linguagem, a mensagem que traz.

Confira no menu RECURSOS uma matéria que produzimos sobre o tema, a partir de uma oficina que realizamos no VIII SEMEA, Semana do Magistério, no Curso de Formação de Docentes, do Instituto Estadual de Educação de Maringá, em aulas de Metodologia da Língua Portuguesa.


Se você acreditar que vele a pena divulgue, comente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário