R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


segunda-feira, 19 de março de 2012

Onde se encaixa a proposta pedagógica de sua escola de Educação Infantil?

Documento elaborado pela Superintendência da Educação – Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Secretaria de Estado da Educação, Estado do Paraná, pontua sete forma pelas quais os centros de educação infantil tentam organizar e selecionar os conteúdos que norteiam sua prática pedagógica:

1º Muitas Instituições organizam seu trabalho pedagógico a partir das áreas de desenvolvimento da criança: motora, cognitiva, socioafetiva, e de linguagem, ou nas áreas psicomotora, socioemocional, linguística e do pensamento lógico-matemático. Essa forma de organização,reflete a concepção de que o desenvolvimento precede o conhecimento. Muitas vezes desenvolve atividades desprovidas de conhecimento cultural.

2º Outras organizam o trabalho baseando-se em conteúdos ou a partir de áreas de conhecimento definidas historicamente pela escola - Língua Portuguesa, Matemática. Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Educação Física. Reproduzem o modelo tradicional, das escolas de Ensino Fundamental. Não tem dado conta de todas as dimensões do cuidar e do educar previstas legalmente para a educação Infantil.
3º Existem algumas instituições que organizam seu currículo a partir do livro didático, direcionando um trabalho padronizado e empobrecedor, não levam em conta a diversidade cultural das crianças. As atividades são realizadas apenas com o uso do papel.
4º Algumas ainda se organizam a partir de “datas comemorativas”, muitas vezes repetidas ano a ano. Limitam a riqueza de possibilidades apontadas pela curiosidade das crianças.
5º Muitas instituições organizam seu trabalho com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o qual propõe dois âmbitos de experiência: “formação pessoal” e “conhecimento de mundo”, criticado na época de seu lançamento, principalmente por trazer uma referência única para a realidade brasileira, tão diversa.
6º Algumas instituições se organizam tendo como eixo de todo trabalho pedagógico as artes e o brincar, Privilegia as múltiplas linguagens que a criança utiliza ao interagir com o mundo. Essa perspectiva nega o processo de escolarização precoce.

 7º Outra forma de organização de conteúdos é a definição da “cultura” como eixo de trabalho. Toma como ponto de partida as experiências que as crianças vivenciam e se apropriam no seu universo cultural. Dessa forma a instituição por meio de um trabalho planejado, possibilita que as crianças brinquem, sejam cuidadas, descubram, troquem, aprendam e criem os valores, os costumes, as diferentes linguagens, os saberes sobre a natureza e a cultura.

Você poderá obter o documento na íntegra acessando:

pt.scribd.com/doc/49043954/Educacao-Infantil-SEED

4 comentários:

  1. Tudo começa com uma boa proposta, daí o professor tem condições de desenvolver seu conteúdo. Claro que precisará de outros complementos, mas a proposta pedagógica é essencial. Obrigada por sua visita no MUNDO INFANTIL e por tornar-se seguidora. Já sigo seu blog há um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partícia, continua sempre bem vinda, seus comentários também, que certamente, nos levam à reflexão.
      Que o Pai continue lhe concedendo, essa força para desempenhar tão árduo , mas galardoador trabalho para os seus semelhantes e para o Reino Eterno. Volte sempre, querida!
      Paz seja contigo!

      Excluir
  2. Bom dia Maria!
    Adoro seu blog e fico honrada em receber sua visita no Blog Educar é Viver.
    Acho que antes da elaboração da proposta pedagógica a instituição de ensino deveria realizar a Pesquisa Participante como um instrumento de inovação e de avaliação do Ensinar e Aprender, pois com a participação da comunidade que analisa sua própria realidade ajuda a instituição a promover transformações sociais em benefícios dos participantes (a comunidade).

    ResponderExcluir
  3. Viviane,Bom Dia!!!

    Que satisfação tê-la por aqui, querida.
    Sempre que puder estarei também por aí, lendo apreciando e aprendendo um pouco mais, sobre o que tanto acredito, a educação.
    Concordo plenamente contigo, na interação escola-comunidade. Caso contrário a instituição corre o risco de desenvolver um trabalho sem significação e identidade. Volte sempre! Um grande abraço e até breve.

    ResponderExcluir