R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


sábado, 31 de março de 2012

10 Dicas para curtir o seu filho

Preparar a janta juntos, dançar, disputar jogos de tabuleiro, 

são algumas opções de lazer para fazer com a família e

estreitar os laços com as crianças

Creatas Images / Thinkstock / Gettyimages
Creatas Images / Thinkstock / Gettyimages
Você trabalha fora a semana toda e tem pouco tempo para curtir seu filho? Saiba que não é só nos finais de semana que você pode se divertir com ela, nem que é preciso levá-la em um passeio super especial para vocês passarem momentos agradáveis juntos.


“O mais difícil hoje em dia é ter tempo para tantas atividades e responsabilidades. As crianças também estão com uma agenda lotada. Por isso, é muito bom aproveitar todos os momentos livres para estar com a família. Não é necessário muito dinheiro ou a última tecnologia em brinquedos para se divertir e criar boas lembranças. Desses momentos descontraídos é que surgem boas conversas e você poderá saber o que realmente está acontecendo na vida do seu filho”, explica a psicopedagoga Betina Serson.  A seguir, a especialista sugere 10 atividades incríveis que você pode propor para fazer com seu filho em casa. É diversão garantida!


1. Crie um jornal em família – “Faça um jornal semanal da sua família e para a sua família. Escreva sobre o que houve de mais importante na vida de cada um naquela semana. Coloque fotos. Se os seus filhos forem mais velhos, peça para um escrever e o outro pegar as informações. É uma boa maneira de manter a sua família atualizada sobre a vida de cada um usando a tecnologia”.


2. Ajudar na cozinha -  “Enquanto você está cozinhando peça para o seu filho pequeno separar os feijões. É um excelente treino de pinça (motricidade fina). Está fazendo um bolo? Peça ajuda ao seu filho para peneirar a farinha ou o açúcar. Se o seu filho for mais velho, ele poderá ajudar na preparação de pratos”.


3. Mande torpedos – “Mantenha-se conectado com os seu filho mandando torpedos para saber como ele vai ou onde está. Lembre-se sempre de terminar com um ‘Eu te amo’ ou ‘Vamos nos ver mais tarde’”.


4. Faça uma caixa de sugestões –  “Ouço muito dos pais assim ‘Eu não sei mais o que fazer. Tudo o que eu proponho o meu filho não gosta’. Realmente ninguém pode adivinhar o que se passa na cabeça dos outros. Faça uma caixa de sugestões. Todos poderão dar a sua opinião sobre o que querem fazer e você não terá mais que adivinhar”.


5. Ande pela vizinhança – “Você já percebeu que muitas vezes não conhecemos a vizinhança onde moramos? Para conhecer melhor, saia com os seus filhos para conhecer o pedaço onde vocês moram. Mas de uma maneira diferente. Use uma moeda. A cada esquina, jogue a moeda e dependendo se der cara ou coroa você vai virar à direita ou à esquerda. Combine antes de sair de casa se cara será direita ou coroa direita. Será muito divertido cada vez fazer um trajeto diferente”.


6. Decida uma refeição que a família fará junta – “Uma pesquisa feita nos Estados Unidos chegou a conclusão de que as famílias que faziam uma refeição por dia junto, pelo menos quatro vezes por semana, tinha crianças mais ajustadas com melhores notas e amizades. Nem que seja o café da manha. Sente e faça dessa refeição uma rotina com seus filhos”.


7. Assista televisão junto com o seu filho – “Quando o seu filho estiver assistindo televisão, sente e assista junto. No intervalo, pergunte sobre o que vocês viram. Muitas vezes as crianças estão olhando  a televisão, mas não necessariamente assistindo. Você só fará parte da vida do seu filho se sentar e assistir com ele e souber mais da vida dele”.


8. Noite de jogos – “Faça uma vez por semana uma noite de jogos na sua casa. E escolha alguns jogos de tabuleiro em que todos possam participar. Esses jogos, apesar de serem antigos, ainda são muito divertidos. Se quiser, convide os amigos dos seus filhos”.


9. Karaokê -  “Promova uma noite de karaokê na sua casa. É muito divertido. O ditado ‘Quem canta seus males espanta’ é uma verdade.  Se não tiver uma máquina de karaokê, com certeza um de seus vizinhos ou amigos terão. Deixe todo o mundo cantar sem se sentir envergonhado.


10. Dance – “Faça uma noite de danças na sua casa. Você só precisará de alguns CDs e afastar alguns móveis da sala para ter mais espaço. Coloque vários ritmos. E nunca se esqueça que esses momentos são muito importantes. Faça da sua família uma prioridade. Só assim teremos uma sociedade menos violenta, com melhores profissionais e cidadãos”.

2 comentários:

  1. Que nessa Páscoa possas renascer para tudo que é belo.
    Que suas energias sejam refeitas.
    Que seus sonhos sejam renovados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Melo, muito grata pela linda mensagem!

    Es sempre muito bem vinda e retribuo de coração
    tudo que a mim desejas, querida!

    ResponderExcluir