R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como escolher a escola do seu filho?

Aprendizagem com desenvolvimento psíquico do aluno são as metas do ensino fundamental


Por Simone Harnik
Em São Paulo
O ingresso da criança no ensino fundamental é um momento de a família refletir sobre o que deseja da educação. Antes de visitar as escolas, os pais devem ter definidas suas prioridades para a formação e ter uma boa noção dos gostos e do perfil do filho.

"Não adianta uma família que é rígida colocar o filho em uma escola mais 'light', porque, durante o curso, os pais vão cobrar uma rigidez que a escola não oferece", afirma Quézia Bombonatto, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia). "As expectativas da família devem ser coerentes com a proposta da escola."
Raimundo Paccó/Folha Imagem

Início do ensino fundamental deve mesclar brincadeiras com conteúdos (29.ago.2007 - Raimundo Paccó/Folha Imagem)

Para Maria Del Cioppo Elias, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a boa escola para o início do ensino fundamental é aquela que "balanceia o conteúdo e o faz de conta".

"Não pode ser um colégio que só prepare para o vestibular. É preciso alfabetizar, mas a escola também deve valorizar a oralidade, por leitura de histórias, por exemplo. Deve estimular a criatividade", diz.

O processo de escolha é complexo e envolve uma série de variáveis, afirma o professor da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília) Cristiano Muniz. "Os pais devem prestar atenção aos aspectos físicos da escola; ao projeto pedagógico e ao conteúdo; aos recursos humanos, como a formação do professor; aos aspectos sócio-afetivos, ou seja, como a escola trata a criança e como é o trabalho com os colegas; e às questões econômicas", aponta.
Orientações gerais
Confira as orientações gerais para escolher bem a escola de seu filho:

Alimentação - A escola oferece alimentação? Como é o funcionamento da cantina? É preciso levar dinheiro para comprar ou a escola oferece selos, que o pai compra e dá para o filho? "E a qualidade dos alimentos oferecidos também deve ser observada. Porque o filho pode começar a voltar da escola e não querer comer em casa, por ter tomado muito refrigerante, por exemplo", diz Quézia.

Infraestrutura - Qual é a estrutura do imóvel? Ele tem área de lazer? As classes são iluminadas e claras? Há limpeza e segurança para os estudantes?

Mensalidade - Não tente dar um passo maior do que a perna e procure colégios que caibam dentro do orçamento. "A escola que tem muitos inadimplentes acaba comprometendo seu serviço", aponta Quézia.

Passeios e atividades fora da escola - Os estudantes terão muitos trabalhos de campo, visitas a museus, cinemas, teatros? A princípio, atividades como estas estimulam o aprendizado. No entanto, podem ser a exclusão do aluno cuja família não pode pagá-las. Pergunte à diretora sobre os custos anuais das viagens.

Perfil do seu filho - Seu filho é um miniartista? Um desenhista em potencial? Um atleta? Precisa de rigidez ou é tímido? Veja qual o perfil da criança e procure instituições de ensino que estimulem sua aprendizagem.

Transporte - Nas grandes cidades, como São Paulo, a distância da escola pode representar um problema. Ainda mais se os pais trabalharem e precisarem buscar os filhos no colégio. É fundamental escolher uma instituição localizada em área estratégica para a família - seja perto de casa ou perto do trabalho.

Avaliação - Como a escola mostra os resultados dos estudantes? Há nota ou conceito? A família tem acesso ao boletim? Vale lembrar que existem diferentes tipos de avaliação (há escolas que aplicam provas e outras que não aplicam, por exemplo), e você pode procurar o colégio mais adequado aos seus valores.

Reuniões com os pais - A escola deve oferecer, no mínimo, três reuniões por ano, segundo recomendação do MEC (Ministério da Educação). Veja se a instituição de ensino proporciona um bom contato com as famílias.

Lição de casa - O colégio dá tarefas longas para seu filho levar para casa? Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de cada família. Veja se você tem condições de orientar seu filho nas lições de casa e se elas exigem a participação dos pais.

Biblioteca - A biblioteca tem o acervo atualizado e permite que as crianças manipulem os livros? "A biblioteca tem de ter livros destinados à faixa etária dos estudantes. Não adianta ter uma coleção maravilhosa de enciclopédias para adultos", afirma Muniz.

Mobiliário - Os móveis são adequados para as crianças? Ou os estudantes são obrigados a sentar em cadeiras de um braço só? Veja se as mesinhas e cadeiras estão em bom estado.

Material - Peça informações sobre o material que será utilizado durante o ano letivo. Tome cuidado com material apostilado - procure verificar a qualidade. "As apostilas trazem sínteses prévias que, muitas vezes, não ajudam a criança a produzirem o conhecimento", afirma Muniz.

Qualificação do corpo docente - Pergunte se o corpo de professores tem formação adequada para lecionar. Se a escola oferece tempo para pesquisa e para desenvolvimento das atividades, ela ganha pontos.

Um comentário:

  1. Olá Maria...
    Amei receber sua visita e principalmente seu belíssimo trabalho...
    Fiquei encantada....vc é maravilhosa, uma profissional excelente!!!
    PARAB´´ENS pelo blog e agradeço de coração sua visita ao meu.
    Te ofereço com carinho o selinho de aprovação (pegar no meu blog na aba ofereço),vc merece!!!
    mil bjs

    ResponderExcluir