R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Secretaria da Educação vai substituir professores temporários por efetivos

A Secretaria de Estado da Educação irá substituir grande parte dos contratos temporários de professores por vagas efetivas de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2007. As contratações em regime PSS (Processo Seletivo Simplificado) serão feitas a partir de terça-feira (1.º) e em caráter emergencial.

De acordo com a superintendente de Educação, da Secretaria, Meroujy Cavet, 60 mil professores aguardam ser chamados. Um cronograma das próximas contratações será concluído pela Secretaria até o fim do próximo mês. Até o momento, cerca de 13.865 professores aprovados naquele concurso foram contratados em caráter efetivo.

A intenção da Secretaria em reduzir os contratos temporários foi reafirmada, nesta quinta-feira (27), durante reunião realizada com representantes da APP – Sindicato, do Ministério Público do Paraná e da Procuradoria Geral do Estado. “Prosseguimos com as contratações temporárias, porque não teríamos tempo hábil, incluindo os prazos legais de nomeação, para realizar os contratos efetivos dos aprovados no concurso de 2007 até o início do ano letivo”, afirmou Meroujy. Os contratos temporários têm validade por um ano e podem ser prorrogado por mais um.

RECURSOS – A reunião foi convocada pela Secretaria para esclarecer o indeferimento de grande parte dos 8.359 recursos, que questionavam o resultado do PSS, protocolados nos 32 Núcleos Regionais da Educação (NREs). Em apenas 14 inscrições, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) detectou erros de sistema provocados por falha no carregamento durante o envio dos dados. Ao todo foram registradas 447.013 inscrições.

No fim da tarde de terça-feira, a presidente da APP – Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, protocolou um ofício na Secretaria que reinvidicava as correções das falhas de inscrição. De acordo com o diretor-geral da Secretaria, Jorge Wekerlin, a solicitação da APP – Sindicato não pode ser acatada, pois descumpriria as regras estabelecidas no edital. “O sistema de inscrições apresentou estabilidade adequada e não há nenhuma anormalidade. Nos recursos onde foram identificados problemas de sistema, os mesmos serão corrigidos”.

Os outros 8.345 recursos foram indeferidos pela Secretaria, pois foi verificado erro do candidato ao preencher a ficha de inscrição ou se referiam a descontentamentos da ordem de classificação. No edital, o candidato teve acesso aos procedimentos necessários para efetuar a inscrição. Além disso, alterações poderiam ser feitas durante o prazo de inscrição encerrado em 12 de janeiro.

fonte: Agência Estadual de Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário