R E F L I T A:


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terça-feira, 31 de agosto de 2010

Desenho de minha Netinha Giovanna que fez cinco anos em 22/08/2010. Parabéns

sábado, 28 de agosto de 2010

A sugestão do Centro de Referência Mario Covas também serve para nossa escola?

Sua escola tem história ?

Claro, toda escola tem.
Por mais recente que seja.
Ao longo de sua existência, cada um que por ela passa de alguma forma dela participa, tece sua história e com ela se forja.
Forma identidade: a própria e a da escola.
O tempo passa... os rastros, as marcas, as lembranças, a memória, matérias-primas da história, vamos deixando de lado, esquecidas no abandono dos álbuns de retratos, dos velhos livros de matrículas, de atas e de pontos, nas carteiras antigas, nos relógios parados, nos troféus escondidos, nos livros mofados e canetas perdidas. E, assim, vamos perdendo a memória dessa instituição e de nós mesmos.
Afinal, quem somos?
Vamos escrever a história de nossa escola?

Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/memorial.php

O mundo mágico da Alfabetização


O processo de desenvolvimento da leitura e escrita na criança ocorre na medida que ela vai interagindo com o mundo das letras. E, nessa interação, a ludicidade é muito importante, assim como a utilização de materiais concretos.

A literatura também é um excelente recurso, pois estimula a imaginação e torna a alfabetização mais significativa e prazerosa.

Foi pensando nisso que a professora Renata Costa, juntamente com seus alunos do 1º Ano “A”, realizaram um trabalho com a poesia divertida e cativante de Sérgio Caparelli , cujo personagem principal é um cavalo maluco...

Dentre elas as crianças tiveram a oportunidade de declamá-la para toda a escola, realizar atividades de reescrita, interpretação oral e escrita, e é claro! brincar muito no pátio da escola com o cavalo maluco.

Esta atividade tornou a alfabetização e o contato com o maravilhoso mundo da escrita muito mais interessante, descontraído e o melhor: Inesquecível.


fonte: http://www.ipeonline.com.br/fala-professor/o-mundo-magico-da-alfabetizacao/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nova escola em Paiçandu

Escola será entregue no próximo ano letivo
 
Por Luiz de Carvalho
A expectativa do Núcleo Regional de Educação de Maringá é concluir até o início do próximo ano letivo as obras da Escola Estadual Neide Bertasso Beraldo, no Jardim Bela Vista II, em Paiçandu (a 17 quilômetros de Maringá), e acabar com o problema que perdura há 17 anos com duas escolas funcionando em um só local. Atualmente, o prédio construído para 300 alunos recebe cerca de 600, obrigando crianças de sete ou oito anos a conviver com adolescentes de 16 ou 17 anos, inclusive, dividindo os banheiros.

O prédio terá dez salas de aula, biblioteca e laboratório de informática

Por falta de espaço, a Escola Municipal Professor Pedro Françoso e a Estadual Neide Bertasso não têm biblioteca, laboratórios, área para convivência e, quando chove, um espaço de sete por sete metros é o único local coberto fora de sala para os alunos do município e os do Estado.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Para refletir

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade"

Vygotsky

sábado, 21 de agosto de 2010

Estudo revela que 35% dos brasileiros acreditam que a educação forma bons cidadãos

Um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revela que quase 36% (35,7%) dos brasileiros acreditam que a educação tem a finalidade de formar bons cidadãos. A informação faz parte do terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aplicação e correção do Enem custarão 28% a mais

Dispensa de licitação para contratar o consórcio Cesgranrio/Cespe será publicada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pagará mais caro este ano para o consórcio que vai aplicar e corrigir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 4,6 milhões de inscritos na avaliação. Cerca de 28% a mais do que em 2009.

O contrato de dispensa de licitação que será feito com o consórcio Cesgranrio/Cespe – o mesmo que assumiu a aplicação e correção do exame emergencialmente após o vazamento da prova do ano passado – será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Crianças que caminham até a escola se estressam menos durante as provas

Segundo um estudo americano, a caminhada reduz a pressão arterial e o ritmo cardíaco

Thinkstock

Pode ser difícil convercer as crianças, mas o esforço vale a pena: caminhar até a escola reduz o stress durante as aulas e antes das provas. Pelo menos é isso que sugere um estudo americano divulgado nesta quinta-feira. De acordo com a pesquisa, a caminhada inibe o aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco das crianças.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desabafo de uma professora

Desabafo da professora Marina Dias  ao "Painel do Leitor" da Folha de São Paulo, sobre a entrevista com a economista Martin Carnoy que apontou a falta de preparo dos professores como uma das falhas do processo ensino aprendizagem.

Jogo de empurra

"Sou professora da rede municipal de São Paulo e senti-me no direito de escrever a este "Painel do Leitor" porque, na "Entrevista da 2ª", o economista Martin Carnoy apontou a falta de preparo dos professores como uma das falhas do sistema brasileiro.

Antes de qualquer coisa, acho que seria mais interessante se passássemos a olhar mais os avanços do que as falhas dos professores e do sistema. Temos visto frequentes tentativas de apontar este ou aquele fator como o único culpado pelo fracasso educacional, e a isso seguem-se justificativas de sindicatos, governos, escolas etc.

Esse "jogo de empurra" apenas desvia o foco das atenções e aumenta a lengalenga, mais uma vez adiando as possibilidades reais de melhorar a situação. Parece-me que não está na hora de nos preocuparmos tanto em achar culpados. Todos, governantes, professores, pais, alunos, têm sua parcela de culpa. Não importa definir quem tem a culpa maior.

O fato é que existem muitos problemas e temos que, realmente, querer resolvê-los. Não adianta transformar a educação em chamariz de campanha, querendo "inventar a roda" a cada eleição. A educação deve ser pensada de maneira integrada a outras políticas sociais -de emprego, de planejamento familiar, de moradia. É preciso que haja mais permanência nas políticas públicas; é preciso que a sociedade como um todo valorize a profissão do educador; é preciso que a educação passe realmente a ser vista como um valor, e não como a redenção de todos os pecados.

Num país em que alguns senadores fazem a "farra do boi" com o nosso dinheiro e se ofendem (e nos ofendem) em rede nacional, isso parece estar um pouco distante. Mas quem sabe na eleição de 2010 alguma coisa melhore."

MARINA DIAS (São Paulo, SP)


Entrevista com Doug Lemov

Só conhecimento teórico não forma bom professor

DOCENTES TAMBÉM PRECISAM DE TÉCNICAS PARA TRANSMITIR CONHECIMENTO, INSPIRAR CRIANÇAS E MANEJAR SALA DE AULA

Por ANTÔNIO GOIS

Quando, aos 21 anos, começou a dar aulas, Doug Lemov, 42, conta que ouviu conselhos como "espere o máximo dos seus alunos todo dia" ou "tenha altas expectativas sobre seu desempenho". No momento em que ficava em frente aos estudantes em sala de aula, porém, isso lhe parecia pouco útil.

No meio de tantas frases de efeito, um professor mais experiente lhe falou algo bastante concreto: "Quando precisar dar instruções aos alunos, não faça isso caminhando pela sala enquanto distribui papéis. Eles precisam entender que o que você fala é mais importante do que qualquer outra tarefa".

Foi a partir de dicas práticas como essa que Lemov, hoje diretor de uma rede de escolas nos EUA, passou a prestar atenção nas técnicas dos melhores professores.

Sua obsessão em descobrir o que faz o docente top quando fecha a porta de sua classe o levou a filmar por seis anos aulas de profissionais que conseguiam, mesmo em situações adversas, que seus alunos aprendessem.

Este trabalho virou livro de repercussão nos EUA, com 150 mil cópias vendidas, e que será lançado em outubro no Brasil, com o nome "Aula Nota 10" (Fundação Lemann e editora Da Boa Prosa).

Nele, Lemov descreve em termos bem práticos 49 técnicas de bons professores. Podem não ser frases glamourosas, mas funcionam. Em entrevista à Folha, o autor diz que seu livro não menospreza o conhecimento teórico. Apenas argumenta que, em vez de aprender apenas a partir de teorias, professores precisam olhar para o que fazem seus colegas com melhor desempenho.


domingo, 15 de agosto de 2010

Resultado de sindicância na Seed sai em 60 dias

O resultado dos processos judiciais de quatro servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) envolvidos no escândalo do desvio de diárias poderá ser divulgado em pelo menos dois meses.

De acordo com a Seed, em média, o processo de sindicância dura 90 dias. Um terço desse processo já se passou. Os servidores de carreira foram indiciados juntamente com duas pessoas que possuíam cargos comissionados na Superintendência


fonte: http://www.fabiocampana.com.br/

Caseiro de escola em Campo Mourão confessa ter assassinado duas alunas

Por Joaquim De Paula



O caseiro do Colégio Vinícius de Moraes de Campo , confessou ter assassinado duas alunas e ocultado os cadáveres dentro de uma fossa no pátio da escola. Uma das meninas foi morta a golpes de marreta e teve o corpo esquartejado. Há suspeita de que, dias depois dos crimes, os corpos eram retirados da fossa e queimados. As cinzas iriam para a horta da escola.

A prisão de Raimundo Gregório da Silva, conhecido como Ivan, aconteceu na noite de sexta-feira (13) – mesmo dia em que a polícia encontrou duas ossadas no fundo de uma fossa, ao lado da casa em que residia. Ivan estava escondido em uma casa em Sarandi, na região metropolitana de Maringá. Levado para Campo Mourão, foi ouvido, ainda à noite, pelo delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial, José Aparecido Jacovós, com acompanhamento de um juiz.

fonte: http://joaquimdepaula.com.br/2010/08/campo-mourao-caseiro-confessa-assassinato-de-duas-alunas-de-colegio/

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Retorno do Recesso escolar no Paraná

Começou hoje a semana pedagógica dos professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná. Ela faz parte da capacitação continuada que antecede a volta dos alunos na rede pública de ensino.

Sendo assim, bom retorno a todos os professores e funcionários.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Paraná poderá ter 154 municípios livres do analfabetismo até o fim do ano

O Paraná poderá ter 154 municípios declarados Territórios Livres do Analfabetismo, até o fim de 2010. A expectativa é de que 350 mil pessoas tenham sido alfabetizadas até o final do ano, restando apenas 3% da população sem saber ler e escrever. Estes são os principais resultados do programa Paraná Alfabetizado, em andamento desde 2003, segundo a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. “Nós temos muita clareza da necessidade de continuidade deste trabalho. E, talvez, nos próximos dois anos o Paraná seja considerado o primeiro Estado do país sem analfabetos”, avalia.

Segundo Yvelise, o objetivo é dar acesso a quem nunca freqüentou a escola e evitar que esta condição se repita, visto que apenas 54% dos alunos da educação básica ingressam no ensino médio, no Estado. “Falar em processo de alfabetização de adultos não é só ensinar a ler e a escrever. É pensar na continuidade do processo de escolarização, pois se a pessoa não for estimulada, em pouco tempo vai esquecer o que aprendeu”, defende.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Haddad fala sobre avanços da educação na SBPC

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou no dia 30 de julho deste ano, na cerimônia de encerramento da 62.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que o novo patamar da educação brasileira indica que o tema nunca mais será fragmentado entre etapas, níveis e modalidades. “A não fragmentação é garantia de que as metas de qualidade fixadas e apontadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão cumpridas.”

Haddad lembrou ainda que nunca um plano educacional definiu metas de qualidade, como fez o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a partir de sua criação, em 2007. O ministro participou da conferência de encerramento com o tema Os avanços da educação no Brasil de hoje.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nova postagem em recursos

Foi postado em MENU Recursos, uma Sugestão de leitura e interpretação de texto do autor: Ronaldo Simões Coelho, com o título - Dormir fora de casa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conheça mais sobre Machado de Assis

MEC promete apurar vazamento de dados de inscritos do Enem

O MEC (Ministério da Educação) vai apurar de que maneira informações sobre inscritos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos anos de 2007, 2008 e 2009 ficaram disponíveis na internet. Era possível acessar os número de CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG e de inscrição, além do nome da mãe de candidatos inscritos nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Essas informações foram retiradas do ar por volta das 17h da terça-feira (3). O MEC foi avisado pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o problema.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Letra cursiva ou de forma?

Ensino da letra cursiva para crianças em alfabetização divide a opinião de educadores

Por HÉLIO SCHWARTSMAN

Deve-se ou não exigir que as crianças escrevam com letra cursiva? A questão, que divide educadores e semeia insegurança entre pais, está ao lado da pergunta sobre o ensino da tabuada entre as mais ouvidas pela consultora em educação e pesquisadora em neurociência Elvira Souza Lima. A resposta, porém, não é trivial.

Quem tem letra feia pode ter de trocar a de mão pela de forma

Quatro ou cinco décadas atrás, a dúvida seria inconcebível. Escrever à mão era só em cursiva e, para garantir que a letra fosse legível, os alunos eram obrigados desde cedo a passar horas e horas debruçados sobre os cadernos de caligrafia.

A profesora Silvana D'Ambrosio, do colégio Sion, na cidade de São Paulo, ajuda o aluno Mateus Yoona fazer letra cursiva

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Para descontrair e Refletir

Reciclagem de área do cérebro explica dificuldade durante alfabetização

Da NEW SCIENTIST

Quando crianças aprendem a ler e escrever, elas muitas vezes pegam as coisas de trás para frente, confundindo o "b" pelo "d", por exemplo, ou até escrevendo nomes inteiros ao contrário.

Esse fenômeno estranho pode ser uma consequência da "reciclagem" de uma área do cérebro que reconhece formas e padrões a medida que as crianças aprendem a ler, afirma Stanislas Dehaene, cientista do Inserm (Instituto Nacional de Saúde Médica, na sigla em francês), em Saclay, França.

Analfabeta funcional

Um a cada quatro pacientes não compreende orientação médica no HC, em SP

Por Ricardo Westin

Dado 1: o remédio deve ser tomado uma hora antes do almoço. Dado 2: o almoço é às 12h. Pergunta: a que hora você deve tomar o remédio? De cada quatro pessoas submetidas a um teste escrito no HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo, uma foi incapaz de escrever a resposta certa a perguntas tão corriqueiras como essa.

De cada quatro pessoas, portanto, uma é analfabeta funcional: frequentou a escola, aprendeu a ler e escrever, mas não consegue entender aquilo que lê. As frases escritas não têm significado.