R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Desabafo de uma professora

Desabafo da professora Marina Dias  ao "Painel do Leitor" da Folha de São Paulo, sobre a entrevista com a economista Martin Carnoy que apontou a falta de preparo dos professores como uma das falhas do processo ensino aprendizagem.

Jogo de empurra

"Sou professora da rede municipal de São Paulo e senti-me no direito de escrever a este "Painel do Leitor" porque, na "Entrevista da 2ª", o economista Martin Carnoy apontou a falta de preparo dos professores como uma das falhas do sistema brasileiro.

Antes de qualquer coisa, acho que seria mais interessante se passássemos a olhar mais os avanços do que as falhas dos professores e do sistema. Temos visto frequentes tentativas de apontar este ou aquele fator como o único culpado pelo fracasso educacional, e a isso seguem-se justificativas de sindicatos, governos, escolas etc.

Esse "jogo de empurra" apenas desvia o foco das atenções e aumenta a lengalenga, mais uma vez adiando as possibilidades reais de melhorar a situação. Parece-me que não está na hora de nos preocuparmos tanto em achar culpados. Todos, governantes, professores, pais, alunos, têm sua parcela de culpa. Não importa definir quem tem a culpa maior.

O fato é que existem muitos problemas e temos que, realmente, querer resolvê-los. Não adianta transformar a educação em chamariz de campanha, querendo "inventar a roda" a cada eleição. A educação deve ser pensada de maneira integrada a outras políticas sociais -de emprego, de planejamento familiar, de moradia. É preciso que haja mais permanência nas políticas públicas; é preciso que a sociedade como um todo valorize a profissão do educador; é preciso que a educação passe realmente a ser vista como um valor, e não como a redenção de todos os pecados.

Num país em que alguns senadores fazem a "farra do boi" com o nosso dinheiro e se ofendem (e nos ofendem) em rede nacional, isso parece estar um pouco distante. Mas quem sabe na eleição de 2010 alguma coisa melhore."

MARINA DIAS (São Paulo, SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário