R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


domingo, 18 de abril de 2010

Celulares ajudam alfabetização de meninas no Paquistão


Por meio do projeto da Unesco, adolescentes receberam mensagens de texto e precisaram responder aos alertas; 10 professores avaliaram o desempenho na escrita das alunas durante cinco meses.

Uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco e a empresa de celulares Mobilink forneceu a jovens paquistanesas acesso à alfabetização.

O projeto piloto começou no fim do ano passado e durou cinco meses, com a entrega de aparelhos de celular para 250 adolescentes.


Nota A
Todos os dias, elas receberam mensagens de texto em urdu, o idioma oficial do Paquistão e precisaram responder a esses alertas. As garotas tiveram ajuda de 10 professores, indicados por uma ONG do país.

As alunas foram avaliadas pelo aprendizado e por ganho de conhecimentos. No começo do projeto, 57% das adolescentes tiraram nota C e apenas 28% conseguiram nota A. Perto do fim do programa, a situação foi revertida: mais de 60% das garotas conseguiram nota A e 11% tiraram nota C.

Com o sucesso do projeto piloto, a Unesco e os parceiros decidiram expandir o programa e incluir outras 1250 garotas de áreas rurais em distritos de Punjab.

Meta do Milênio
O diretor da Unesco no Paquistão, Warren Mellor, afirmou que a tecnologia moderna pode ajudar a alcançar a meta da alfabetização universal. Ele lembra que o país está comprometido a ter 86% da população alfabetizada até 2015.

Na opinião do presidente da companhia Mobilink, celulares são a chave do desenvolvimento social e o programa no Paquistão quer garantir que as mulheres sejam parte desta revolução.
Fonte:http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=168

Um comentário: