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sábado, 31 de março de 2012

Vale a pena conferir este site: www.criancasegura.org.br


10 Dicas para curtir o seu filho

Preparar a janta juntos, dançar, disputar jogos de tabuleiro, 

são algumas opções de lazer para fazer com a família e

estreitar os laços com as crianças

Creatas Images / Thinkstock / Gettyimages
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Você trabalha fora a semana toda e tem pouco tempo para curtir seu filho? Saiba que não é só nos finais de semana que você pode se divertir com ela, nem que é preciso levá-la em um passeio super especial para vocês passarem momentos agradáveis juntos.


“O mais difícil hoje em dia é ter tempo para tantas atividades e responsabilidades. As crianças também estão com uma agenda lotada. Por isso, é muito bom aproveitar todos os momentos livres para estar com a família. Não é necessário muito dinheiro ou a última tecnologia em brinquedos para se divertir e criar boas lembranças. Desses momentos descontraídos é que surgem boas conversas e você poderá saber o que realmente está acontecendo na vida do seu filho”, explica a psicopedagoga Betina Serson.  A seguir, a especialista sugere 10 atividades incríveis que você pode propor para fazer com seu filho em casa. É diversão garantida!


1. Crie um jornal em família – “Faça um jornal semanal da sua família e para a sua família. Escreva sobre o que houve de mais importante na vida de cada um naquela semana. Coloque fotos. Se os seus filhos forem mais velhos, peça para um escrever e o outro pegar as informações. É uma boa maneira de manter a sua família atualizada sobre a vida de cada um usando a tecnologia”.


2. Ajudar na cozinha -  “Enquanto você está cozinhando peça para o seu filho pequeno separar os feijões. É um excelente treino de pinça (motricidade fina). Está fazendo um bolo? Peça ajuda ao seu filho para peneirar a farinha ou o açúcar. Se o seu filho for mais velho, ele poderá ajudar na preparação de pratos”.


3. Mande torpedos – “Mantenha-se conectado com os seu filho mandando torpedos para saber como ele vai ou onde está. Lembre-se sempre de terminar com um ‘Eu te amo’ ou ‘Vamos nos ver mais tarde’”.


4. Faça uma caixa de sugestões –  “Ouço muito dos pais assim ‘Eu não sei mais o que fazer. Tudo o que eu proponho o meu filho não gosta’. Realmente ninguém pode adivinhar o que se passa na cabeça dos outros. Faça uma caixa de sugestões. Todos poderão dar a sua opinião sobre o que querem fazer e você não terá mais que adivinhar”.


5. Ande pela vizinhança – “Você já percebeu que muitas vezes não conhecemos a vizinhança onde moramos? Para conhecer melhor, saia com os seus filhos para conhecer o pedaço onde vocês moram. Mas de uma maneira diferente. Use uma moeda. A cada esquina, jogue a moeda e dependendo se der cara ou coroa você vai virar à direita ou à esquerda. Combine antes de sair de casa se cara será direita ou coroa direita. Será muito divertido cada vez fazer um trajeto diferente”.


6. Decida uma refeição que a família fará junta – “Uma pesquisa feita nos Estados Unidos chegou a conclusão de que as famílias que faziam uma refeição por dia junto, pelo menos quatro vezes por semana, tinha crianças mais ajustadas com melhores notas e amizades. Nem que seja o café da manha. Sente e faça dessa refeição uma rotina com seus filhos”.


7. Assista televisão junto com o seu filho – “Quando o seu filho estiver assistindo televisão, sente e assista junto. No intervalo, pergunte sobre o que vocês viram. Muitas vezes as crianças estão olhando  a televisão, mas não necessariamente assistindo. Você só fará parte da vida do seu filho se sentar e assistir com ele e souber mais da vida dele”.


8. Noite de jogos – “Faça uma vez por semana uma noite de jogos na sua casa. E escolha alguns jogos de tabuleiro em que todos possam participar. Esses jogos, apesar de serem antigos, ainda são muito divertidos. Se quiser, convide os amigos dos seus filhos”.


9. Karaokê -  “Promova uma noite de karaokê na sua casa. É muito divertido. O ditado ‘Quem canta seus males espanta’ é uma verdade.  Se não tiver uma máquina de karaokê, com certeza um de seus vizinhos ou amigos terão. Deixe todo o mundo cantar sem se sentir envergonhado.


10. Dance – “Faça uma noite de danças na sua casa. Você só precisará de alguns CDs e afastar alguns móveis da sala para ter mais espaço. Coloque vários ritmos. E nunca se esqueça que esses momentos são muito importantes. Faça da sua família uma prioridade. Só assim teremos uma sociedade menos violenta, com melhores profissionais e cidadãos”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Onde se encaixa a proposta pedagógica de sua escola de Educação Infantil?

Documento elaborado pela Superintendência da Educação – Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Secretaria de Estado da Educação, Estado do Paraná, pontua sete forma pelas quais os centros de educação infantil tentam organizar e selecionar os conteúdos que norteiam sua prática pedagógica:

1º Muitas Instituições organizam seu trabalho pedagógico a partir das áreas de desenvolvimento da criança: motora, cognitiva, socioafetiva, e de linguagem, ou nas áreas psicomotora, socioemocional, linguística e do pensamento lógico-matemático. Essa forma de organização,reflete a concepção de que o desenvolvimento precede o conhecimento. Muitas vezes desenvolve atividades desprovidas de conhecimento cultural.

2º Outras organizam o trabalho baseando-se em conteúdos ou a partir de áreas de conhecimento definidas historicamente pela escola - Língua Portuguesa, Matemática. Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Educação Física. Reproduzem o modelo tradicional, das escolas de Ensino Fundamental. Não tem dado conta de todas as dimensões do cuidar e do educar previstas legalmente para a educação Infantil.
3º Existem algumas instituições que organizam seu currículo a partir do livro didático, direcionando um trabalho padronizado e empobrecedor, não levam em conta a diversidade cultural das crianças. As atividades são realizadas apenas com o uso do papel.
4º Algumas ainda se organizam a partir de “datas comemorativas”, muitas vezes repetidas ano a ano. Limitam a riqueza de possibilidades apontadas pela curiosidade das crianças.
5º Muitas instituições organizam seu trabalho com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o qual propõe dois âmbitos de experiência: “formação pessoal” e “conhecimento de mundo”, criticado na época de seu lançamento, principalmente por trazer uma referência única para a realidade brasileira, tão diversa.
6º Algumas instituições se organizam tendo como eixo de todo trabalho pedagógico as artes e o brincar, Privilegia as múltiplas linguagens que a criança utiliza ao interagir com o mundo. Essa perspectiva nega o processo de escolarização precoce.

 7º Outra forma de organização de conteúdos é a definição da “cultura” como eixo de trabalho. Toma como ponto de partida as experiências que as crianças vivenciam e se apropriam no seu universo cultural. Dessa forma a instituição por meio de um trabalho planejado, possibilita que as crianças brinquem, sejam cuidadas, descubram, troquem, aprendam e criem os valores, os costumes, as diferentes linguagens, os saberes sobre a natureza e a cultura.

Você poderá obter o documento na íntegra acessando:

pt.scribd.com/doc/49043954/Educacao-Infantil-SEED