R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Que tal uma noite de jogos em família? Mímica, caça palavras e adivinhação entretém e ensinam ao mesmo tempo

Por Lia Lehr   
Lifesize / Thinkstock / Gettyimages
Sem dinheiro para levar a criançada para passear no final de semana? Quem disse que é preciso sair de casa para se divertir? Institua na sua casa uma noite de jogos. Existem jogos muito divertidos que a família inteira vai poder jogar.
A preparação é muito simples. Reúna todos e proponha alguns jogos. Como comida, faça pizzas de vários sabores. “Uma noite de jogos é uma forma da família se divertir junto e aprender a competir de maneira saudável e amigável. Tenha sempre em mente a diversão e a união ao invés de incentivar quem ganhou ou perdeu”, ensina a pedagoga Betina Serson.
Comece com uma vez por mês e depois faça a cada 15 dias até chegar a uma vez por semana. Inclua os amigos dos seus filhos que estiverem na sua casa. “Afinal, quanto mais pessoas, mais divertido fica. Existem vários tipos de jogos como: Adivinhe em quem eu estou pensando, Mímica, Caça palavras. Os jogos de tabuleiro também são uma boa opção”, acrescenta a pedagoga. A seguir, Betina ensina alguns jogos para brincar em família:


Adivinhe em quem eu estou pensando?     
Material: papel, caneta e uma caixa.
Instruções: Para facilitar escreva os nomes de pessoas famosas em tiras de papel e dobre.   Coloque todos os nomes em uma caixa. Uma pessoa vai ate a caixa e retira um nome. O papel e guardado para  mostrar no final da rodada. As outras pessoas têm de adivinhar quem e o famoso (a) com perguntas objetivas e as respostas só poderão ser sim ou não. Quem adivinhar será o próximo a tirar um nome.

Mímica
Não exige nenhum material especial. Divida em grupos a sua família. Um representante de um grupo vai ate o outro grupo e recebe um titulo de filme. Esse representante tem de fazer com que o seu grupo adivinhe, mas só poderá usar gestos.

Caça palavras
Material: dicionário, papel, caneta ou lápis.
Instruções: Divida a sua família em grupos. Depois escolha no dicionário uma palavra bem longa. De papel e caneta para cada grupo. Peça para cada grupo formar outras palavras a partir das letras contidas na palavra dada. Só valem palavras com no mínimo 3 letras. O grupo que formar mais palavras ganha.  

fonte:  http://www.chrisflores.net/brinquedoteca/10/materia/2084/diversao.html

2 comentários:

  1. Olá tudo bem? Convido você a conhecer o blog
    www.educadoresmultiplicadores.com.br e
    http://www.marquecomx.com.br/ que divulga blogs educativos.
    Faça um cadastro e seja uma multiplicadora .
    Bjs e linda terça feira

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, desculpe-me a ausência.Não esqueci de você não...andei procurando com as coordenadoras amigas e não consegui o material...por isso ainda não escrevi para vc. Já estive por aqui para dar-lhe uma satisfação, mais não consegui. Agradeço sua ajuda na divulgação do meu trabalho (só que este não está concorrendo a nenhum prêmio) só o que concorri no início do ano (Educação Nota Dez)...que tirei o segundo lugar, e a premiação será no fim do ano devido as eleições.Porém, agradeço com muito carinho a sua gentileza para comigo. Ando trabalhando muito por aqui, além da escola, dos blogs, família, agora também faço parte do Portal do Rioeduca (Prefeitura).Assim que minha página se efetive , envio para vc conhecer e dar sua opinião.Por enquanto, trabalho nos "bastidores" até ela ir ao ar...E o Centro infantil ? Já colocou em prática? É uma pena estarmos distantes...gostaria de conhecê-la e trocarmos idéias pessoalmente.Acho seu trabalho muito bom. Quem sabe um dia...
    Se eu encontrar algo, envio para vc. Não esqueci! Beijocas.Tenha uma semana de muita Luz! Bjs

    ResponderExcluir