R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dificuldades de aprendizagem na educação Infantil


Por Betina Serson

Os primeiros anos de vida de uma criança são críticos para um desenvolvimento saudável. E é muito importante que o desenvolvimento seja monitorado e observado: Como a criança usa o próprio corpo? Qual o tipo de interação que existe com os outros (pais, adultos e crianças)? Como a criança expressa sentimentos e reage a frustrações ou afeto? A criança parece mais jovem ou no mesmo nível de desenvolvimento das outras crianças da mesma idade?

O desenvolvimento infantil é marcado por estágios a serem atingidos em determinadas idades. Esses 
estágios nos servem como guias para observarmos e sabermos o que esperar nas áreas: cognitiva, socioemocional, linguagem e coordenação motora fina/grossa. Através dessa observação 
podemos reconhecer certos “sinais” em um desenvolvimento atípico. Quando conseguimos identificar algum sinal, essa criança tem de ser encaminhada para uma avaliação onde possa ser identificada a causa do problema. 

Por exemplo, quando uma criança de três anos não consegue compreender simples instruções, o problema pode estar no desenvolvimento de linguagem. Uma criança que aos quatro anos com dificuldade de posicionar o corpo no espaço pode ter um problema no desenvolvimento motor.

Cada criança é um indivíduo e terá um desenvolvimento a seu próprio passo. Algumas crianças podem atingir os estágios esperados mais cedo ou mais tarde que outras, mesmo assim existe um limite de tempo para que as habilidades sejam desenvolvidas. 

Como educadores, junto com os pais, podemos notar alguns “sinais’ de que o desenvolvimento não esta 
seguindo o seu curso normal. É nossa responsabilidade profissional como educadores indicar uma avaliação. 
Temos dois fatores que influenciam muito no desenvolvimento infantil: meio ambiente (ambiente ao qual as 
crianças são expostas) e a herança genética/biológica (genes). 

O material genético e passado  dos pais pode incluir fatores neurológicos que limitam um desenvolvimento 
infantil típico; da mesma forma o meio ambiente (incluindo exposição pré-natal a toxinas como álcool, drogas ou determinados vírus) pode limitar o crescimento e desenvolvimento. Em um mundo ideal, todas as crianças viriam ao mundo saudáveis e não afetadas por limitações, e cresceriam em um ambiente positivo que possibilitasse o desenvolvimento de todo o potencial de cada criança.

Sabemos que nem sempre é o caso e, como educadores, queremos fazer das nossas classes ambientes 
propícios ao desenvolvimento das crianças, independentemente das suas habilidades. O ambiente inclui: como as classes são organizadas fisicamente, os materiais e as atividades escolhidos 
para trabalhar, o clima emocional dentro da sala de aula, que propicie uma boa integração professor/aluno, 
aluno/aluno, consistência de rotina e o relacionamento com as famílias. 

Como educadores temos a responsabilidade de observar e considerar os “sinais”.  As nossas crianças não estão isentas de apresentarem dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes, a nossa parceria com os pais é mais facilitada e o encaminhamento mais fácil. Quanto mais cedo pudermos detectar os “sinais”, maiores possibilidades as nossas crianças terão de ter um desenvolvimento saudável.

7 comentários:

  1. Exelente texto.Concordo plenamente...que todos esses fatores influenciam a aprendizagem e cada ser humano possui uma época em que está propício a aprender... E cabe também ao professor observar em sala, os "sinais" que determinadas crianças apresentam que estão atrapalhando para que essa efetiva aprendizagem se realize e tentar junto a família, apoio para que essa criança seja ajudada.Na minha turma mesmo deste ano (2º ano)..dois de meus alunos se mostraram totalmente alheios a todo processo e com "sinais" de que algo não estava bem...entrei em contato com a coordenadora e junto dela, chamamos a família, que em parceria com o Proinape (Programa da Prefeitura de apoio aos pais, que conta com psicologos, pedagogos e professores, atuou e esses alunos estão sendo ajudados. Enfim,educação é parceria, um conjunto, visando sempre o aluno.
    Estou levando seu artigo...salvei no Pc, para na volta discutir com minhas colegas. Até breve.
    Beijocas, amiga .Desejo-lhe muita Paz e Luz.
    http://ler-com-prazer.blogspot.com.br
    http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Del, obrigada pelo comentário e parabéns pela iniciativa de socorro aos seus alunos que necessitam de um acompanhamento individual complementar.De fato ninguém educa sozinho.Sempre existe um caminho para oferecer a todos os alunos uma educação de acordo com seus limites e dificuldades,todos são capazes de aprender, mas não de qualquer maneira.
    Abraços e bom trabalho, querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga...
    Muito boas as sugestões!
    Lembra do projeto que estava desenvolvendo? Meu projeto da Ana maria Machado saiu no Rioeduca (Portal da Prefeitura)...dá para passar lá e deixar um comentário?. Vou ficar muito agradecida. Beijocas e segue o link...
    Muito obrigada pela ajuda. E tenha uma semana iluminada!
    Ah! Não esqueça de por o endereço do seu blog.E se possível diga o estado de onde está postando.
    Segue o Link:
    http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2496

    Muito Obrigada pela sua ajuda! Até breve..

    ResponderExcluir
  4. Ja passei, também estou divulgando aqui. Parabéns mais uma vez, pelo seu trabalho. Desejo sucesso na concorrência,alfabetização e letramento é o principal conteúdo da educação. Sem aprender a ler e a escrever os alunos não chegarão a lugar algum do conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga, recebi seu recadinho...não tenho no momento nenhum material a respeito...estou vendo se consigo com algumas colegas...por isso, não passei por aqui logo que recebi seu e-mail. Até semana que vem passo por aqui para dizer o que consegui.
    Beijocas e tenha uma semana iluminada! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu texto, concordo plenamente com você. Estou concluindo curso de Pedagogia, meu TCC, é sobre dificuldade de aprendizagem na educação infantil. Estou encontrando dificuldades para fundamentar, a importância de se perceber esses sinais na educação infantil, em geral os autores consideram somente a partir da alfabetização.

    ResponderExcluir
  7. Com o #CUCATIVA seu filho aprende se divertindo :)
    https://www.youtube.com/watch?v=8lakNkrbBIo

    ResponderExcluir