R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filhos mimados: como reverter o quadro de birras e manhas


Saiba o que fazer quando a criança não obedece regras 

As crianças mimadas podem ser um transtorno na vida dos pais: não obedecem regras, fazem o que querem e muitas vezes faltam com respeito. Depois que a criança é acostumada a ter tudo o que quer, fica cada vez mais complicado reverter a situação. A psicopedagoga Betina Serson dá conselhos para os pais que sofrem com o problema:

Educação desde cedo

Mesmo que o filho seja teimoso ou não aceite as regras estipuladas pelos pais, é preciso ser firme e manter a autoridade. “A melhor maneira de evitar criar filhos mimados é impor limites e regras claras adequadas à idade de desenvolvimento de cada um”, afirma a psicopedagoga. Alguns limites e regras são importantes para o desenvolvimento dos filhos, como:

- Tomar banho, assistir TV, estudar e outras atividades rotineiras devem ter um horário certo;
- Não recompensar a criança por qualquer atitude – ela precisa entender que tem obrigações a cumprir e que não se consegue sempre aquilo que quer;
- Ensinar que dividir é importante e que elas devem aguardar a sua vez – os pais não estarão à disposição o tempo todo;

Não desista de tentar

Se a criança já estiver mais crescida e não obedecer ordens, os pais não podem desistir de tentar impor limites. “Se os filhos estão acostumados a não seguirem regras e não terem limites, será mais difícil ‘reeducá-los’. Mas, com certeza, os pais conseguem se persistirem. A dica é começar com regras mais simples e com o tempo colocar regras mais rígidas. Para os filhos, os limites são um sinal de amor”, conta Betina.

Decisão conjunta

Deixar as atitudes mais severas somente para o pai ou para a mãe não é a melhor opção. Para a especialista, o casal deve tomar as decisões em conjunto: “Os pais precisam decidir juntos sobre as regras e dar prioridade àquelas que realmente são necessárias. Os limites e regras devem ser estipulados desde que o filho é um bebê”.

Como ensinar

Para que os filhos entendam as ordens e sigam as regras da casa, é preciso ser coerente e entender as necessidades da criança. “Se as regras forem colocadas de acordo com a idade e desenvolvimento dos filhos, eles vão entender e obedecer mais facilmente. O importante é sempre ser coerente”, aponta Betina. É importante lembrar que o dever dos pais é manter a autoridade e não ficar com dó dos filhos – o primeiro passo para a educação é ser firme e paciente.

Consultoria: Betina Serson, psicopedagoga e autora do livro “Seja o heroi dos seus filhos”.


5 comentários:

  1. Amei o post e o blog, parabéns! bjos, um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria,
    fiquei muito feliz que tenha gostado do meu post sobre intertextualidade e tenha resolvido seguir o Minas de mim. Vim conhecê-la e acabei me encantando com os artigos, material de socorro mesmo para pais e educadores. Parabéns! Espero que possamos nos "frequentar" e trocar muitas ideias e amizade nesse universo novo e admirável dos blogs.
    Bjo&Carinho da
    Jussara
    www.minasdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Maria,
    sabe o livro sobre a "Reforma ortográfica em versinhos", que vc está divulgando na barra lateral direita do blog? Vc sabe onde pode ser adquirido?
    Obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa matéria.Tenho um filho de 6 anos que tem dado trabalho,está muito mimado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John, fico feliz em poder ser útil à educação de nossas crianças, elas merecem o melhor.

      Excluir