R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


domingo, 9 de outubro de 2011

Cartografia aplicada aos primeiros anos do Ensino Fundamental


Alunas do Instituto Estadual de Educação de Maringá - IEEM participam de Oficina

Vejam logo abaixo, as fotos das alunas do 3º ano do Curso de Formação de Docentes em nível médio do IEEM, que participaram nos dias 17/09/11 e 01/10/201, da Oficina: “Cartografia aplicada aos primeiros anos do Ensino Fundamental”, cuja professora Maria Simões de Brito é a coordenadora de Prática de Formação do Curso, no período noturno.

Professoras: Maria Simões e Raquel

Este curso é destinado à formação inicial do professor do nível I, onde devem cumprir uma carga horária de estágio que inclui: estudos, oficinas, pesquisas, observações participativas em salas de aula, docências em turmas do 1º ao 5º ano. Ademais, este curso é enriquecido com a realização de oficinas voltadas para diversas áreas do conhecimento, que nesta oportunidade, contemplou o ensino de Geografia.

O evento realizado teve uma carga horária de 8 horas. Quem ministrou esta oficina foi a professora Raquel Dias de Brito, graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá e professora da rede estadual pública de ensino do Estado do Paraná.  Contou ainda com a participação das professoras Maria Estela Gozzi e Lucília Vernashi de Oliveira, professoras de Estágio da turma.

Professoras: Maria Estela e Lucília

Após um período de embasamento teórico, as alunas participaram de atividades práticas que proporcionaram um aprendizado significativo. Estes conteúdos contribuirão para as práticas do exercício da futura profissão.

Os objetivos desta oficina foram: a) conhecer as formas de utilização do mapa como um dos instrumentos que auxiliam no entendimento da disciplina de Geografia; b) desenvolver a linguagem cartográfica através do processo de alfabetização cartográfica.

O evento atingiu os objetivos esperados, uma vez que as alunas participaram ativamente durante as práticas, demonstrando interesse e curiosidade sobre os temas abordados.

Contação e dinâmica da história "Passeio ao Jardim Zoológico"

Manuseio de Mapas fisico, político e temático

Atividades em grupo com mapas



Atividades em grupo com Atlas Geográfico: elementos do mapa




Contação da história: "Ursinho Marrom"


Elaboração de Maquetes

Exposição de Maquetes




Um comentário:

  1. QUERIDAS AMIGAS BLOGUEIRAS...
    “CHEGAMOS” A MARCA DE 100 MIL VISITAS!!!
    SÓ TENHO A AGRADECER TANTO CARINHO...
    OFEREÇO O SELO DE COMEMORAÇÃO E UM PEDACINHO DESSE CORAÇÃO,TÃO FELIZ...
    MIL BJINHOS..
    CRIS VACCARI
    http://criseducando.blogspot.com/

    ResponderExcluir