R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


quinta-feira, 24 de junho de 2010

A contribuição de Vygotsky na formação teórico-prática dos educadores

Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior


A teoria do Vygotsky tem como princípio a análise nos seguintes fatores do desenvolvimento, que são: o filogenético (a espécie humana tem sua própria história), ontogenético (o indivíduo tem sua história), sociogenético (o sujeito deve ser considerado em sua relação sócio-cultural) e microgenético (o desenvolvimento do indivíduo é singular, cada um tem seu tempo de assimilação).

Para Vygotsky o desenvolvimento humano se dá de fora para dentro. É porque eu aprendo que eu me desenvolvo. O fato de aprender é que vai nortear o rumo do desenvolvimento humano e o caminho deste desenvolvimento está intimamente ligado ao fator cultural.

O desenvolvimento deve ser olhado de maneira prospectiva, para aquilo que deve ser aprendido, reconhecendo-se que todo mundo é modificável através da mediação. Não se deve olhar o sujeito de maneira retrospectiva, como se ele fosse um sujeito estático, aliás, se o trabalho educacional realizado com a pessoa humana não respeitar sua potencialidade e vê-lo retrospectivamente, a pessoa assumirá a postura estática. “Cole e Werstch (1996), consideram a mediação como o fato central da psicologia de Vygotsky” (Revista Portuguesa de Educação).

É imprescindível aos educadores, professores, pedagogos, supervisores, psicopedagogos e diretores de unidade escolar cognitivistas adeptos da teoria do Vygotsky, compreender que todo mundo é modificável através da mediação, é claro que esta compreensão exige gostar de gente, e acreditar no potencial humano, compreensão está que é fruto das relações deste profissional mediador ao longo de seu próprio desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS

EDUCAÇÃO: Revista Portuguesa de . Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal (zdp): três implicações pedagógicas. Universidade do Minho Braga?Portugal, ano/vol 14, número 002.
A Contribuição de Vygotsky na Formação Teórico-prática dos Educadores Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1819033-contribui%C3%A7%C3%A3o-vygotsky-na-forma%C3%A7%C3%A3o-te%C3%B3rico/

2 comentários:

  1. Olá a paz do Senhor!. Vim deixar meu beijo e agradecer por ter linkado aqui o meu blog.. creio que vou aprender muito por aqui, sou professora da EBD da minha igreja pela misericordia de Deus.Ah! professora dos adolescentes. beijocas fik na paz.

    ResponderExcluir
  2. Que bom receber sua visita. Volte sempre. Melhor ainda é o sentido que tem dado a sua vida servindo ao Senhor. continue assim.
    Acesse também o blog do Pastor Robson Brito: http://pastorrobsonbrito.blogspot.com/
    Lá também encontrará matérias que com certeza irá gostar.
    Indique-o para evangelizar seus amigos.
    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir