por Isabella Infantine
Estudantes brasileiros são mais bagunceiros do que a média de outros países analisados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
O estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avaliou 66 países em 2009. De acordo com a pesquisa, 67% dos alunos entrevistados no Brasil disseram que seus professores "nunca ou quase nunca" precisam esperar muito até que a classe se acalme para dar aula. Porcentagem menor que a média dos 72% dos adolescentes no mundo todo.
Os países asiáticos estão no topo da pesquisa e têm os alunos com melhor comportamento. Japão, Cazaquistão, China e Hong Kong apresentam uma média de 90% de disciplina em sala de aula. Mas na Finlândia, Grécia e Argentina, a percepção dos alunos é diferente. Lá os professores têm de esperar com mais frequência o silêncio dos jovens.
Baderna?
"A disciplina nas escolas não deteriorou – na verdade, melhorou na maioria dos países", diz o texto da pesquisa. A bagunça em sala diminuiu se comparada à pesquisa anterior, de 2000.
Segundo o relatório da OCDE, a baderna afeta diretamente o rendimento dos estudantes. "Estudantes que relatam que suas aulas são constantemente interrompidas têm performance pior do que estudantes que relatam que suas aulas têm menos interrupções".
A "relação positiva entre alunos e professores", no Brasil, ainda é fraca. Estudantes por aqui contam menos com seus professores do que há dez anos. Essa proporção de "auxílio" caiu de 88% em 2000 para 78% em 2009.
Fonte: http://mtv.uol.com.br/memo/estudantes-brasileiros-sao-mais-indisciplinados-que-a-media-mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário