R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAR


Os jogos representam rico um recurso para o ensino da leitura e da escrita nas classes de alfabetização e letramento. Ao realizar seu planejamento o professor deve incluir os jogos que melhor correspondam aos objetivos de ensino: diferenciar e identificar as letras do alfabeto, representar determinada letra, identificar os nomes dos colegas de sala, reconhecer ou escrever palavras. Independentemente dos métodos ou processos utilizados, os jogos sempre são bem vindos.  

Apesar ser um recurso para aprender e ensinar brincado, os mesmos devem ser escolhidos com cuidado. Certos jogos custam caro, dão muito trabalho para confeccionar, organizar, guardar, utilizar, mas não surtem resultados importantes. Alguns fatores como, praticidade, possibilidades de atividades diversificadas, estímulo às atividades psicológicas superiores: percepção, atenção, memória e raciocínio, devem ser considerados para a seleção.

Com a finalidade de contribuir com os professores alfabetizadores publicamos no menu RECURSOS algumas sugestões de jogos para os anos iniciais.