R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Que tal uma noite de jogos em família? Mímica, caça palavras e adivinhação entretém e ensinam ao mesmo tempo

Por Lia Lehr   
Lifesize / Thinkstock / Gettyimages
Sem dinheiro para levar a criançada para passear no final de semana? Quem disse que é preciso sair de casa para se divertir? Institua na sua casa uma noite de jogos. Existem jogos muito divertidos que a família inteira vai poder jogar.
A preparação é muito simples. Reúna todos e proponha alguns jogos. Como comida, faça pizzas de vários sabores. “Uma noite de jogos é uma forma da família se divertir junto e aprender a competir de maneira saudável e amigável. Tenha sempre em mente a diversão e a união ao invés de incentivar quem ganhou ou perdeu”, ensina a pedagoga Betina Serson.
Comece com uma vez por mês e depois faça a cada 15 dias até chegar a uma vez por semana. Inclua os amigos dos seus filhos que estiverem na sua casa. “Afinal, quanto mais pessoas, mais divertido fica. Existem vários tipos de jogos como: Adivinhe em quem eu estou pensando, Mímica, Caça palavras. Os jogos de tabuleiro também são uma boa opção”, acrescenta a pedagoga. A seguir, Betina ensina alguns jogos para brincar em família:


Adivinhe em quem eu estou pensando?     
Material: papel, caneta e uma caixa.
Instruções: Para facilitar escreva os nomes de pessoas famosas em tiras de papel e dobre.   Coloque todos os nomes em uma caixa. Uma pessoa vai ate a caixa e retira um nome. O papel e guardado para  mostrar no final da rodada. As outras pessoas têm de adivinhar quem e o famoso (a) com perguntas objetivas e as respostas só poderão ser sim ou não. Quem adivinhar será o próximo a tirar um nome.

Mímica
Não exige nenhum material especial. Divida em grupos a sua família. Um representante de um grupo vai ate o outro grupo e recebe um titulo de filme. Esse representante tem de fazer com que o seu grupo adivinhe, mas só poderá usar gestos.

Caça palavras
Material: dicionário, papel, caneta ou lápis.
Instruções: Divida a sua família em grupos. Depois escolha no dicionário uma palavra bem longa. De papel e caneta para cada grupo. Peça para cada grupo formar outras palavras a partir das letras contidas na palavra dada. Só valem palavras com no mínimo 3 letras. O grupo que formar mais palavras ganha.  

fonte:  http://www.chrisflores.net/brinquedoteca/10/materia/2084/diversao.html

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sugestão de acesso

Prezados leitores e Colegas:
Vamos acessar o link abaixo e deixar um comentário prestigiando o lindo projeto da colega Maria Delfina. É sobre alfabetização por meio da literatura infantil. Está concorrendo a prêmio. O que é bom deve ser divulgado, assim, continuem divulgando para outros colegas.


Obrigada e tudo de bom!!  


http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=2496