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sábado, 31 de julho de 2010

Corrupção na Secretaria de Educação do Paraná

Diária de viagem da Secretaria da Educação
 pagou até babá


 De Tatiana Duarte na Gazeta do Povo

A fraude com cartões corporativos da Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed) expõe um descontrole do uso do dinheiro público originalmente destinado a viagens de trabalho de servidores da Superintendência de Desenvol­­­vimento Educacional (Sude), antiga Fundepar – órgão responsável pelas obras e compras da pasta. Sindicância interna, cujo relatório final a Gazeta do Povo teve acesso com exclusividade, mostra que R$ 800 mil que deveriam se destinar ao pagamento de gastos com viagens, entre janeiro de 2009 e maio de 2010, foram desviados para outros fins, tais como o pagamento de babás e consertos de computadores e automóveis particulares. Parte desse desvio era feito por servidores que usavam o cartão corporativo de colegas para fazer sa­­ques de diárias de viagens.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como conhecer o cérebro dos disléxicos

Por Vicente Martins

Vicente Martins é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Estado do Ceará. E-mail: vicente.martins@uol.com.br


A dislexia foi tema de novela da Globo. O papel de disléxica em "Duas Caras" coube à atriz Bárbara Borges, que viveu Clarissa, uma jovem que tinha o sonho de ser juíza, mas sempre enfrentou dificuldades de leitura. Com o apoio da mãe, ela passou no vestibular para o curso de direito.

Assim como Clarissa, os disléxicos são pessoas normais que, surpreendentemente, no período escolar, apresentam dificuldades em leitura e, em geral, problemas, também, com a ortografia e a organização da escrita.

Como ajudar pais, especialmente mães, de disléxicos? O presente artigo mostra como os pais, docentes e psicopedagogos, conhecendo o cérebro dos disléxicos, poderão ajudá-los a ler e compreender o texto lido.

As crianças podem ser influenciadas com coisas bonitas: vejam o significado de Ratimbum


COMO É BOM SABER A VERDADE 
 ELA LIBERTA MESMO

Vejam logo abaixo, o significado da palavra ratimbum. Ela é usada frequentemente em cantigas de aniversários. Também é nome de um conceituado programa infantil (Castelo Ratimbum). Muitas vezes falamos e fazemos coisas sem saber o que significa. Vale a pena ver o que quer dizer RATIMBUM.

Filho leva revólver do pai para o colégio e ambos acabam detidos

Pai e filho foram encaminhados para a 9ª Subdivisão de Polícia Civil, por volta das 16h desta quarta-feira (28), por porte ilegal de arma de fogo. A situação aconteceu no Instituto de Educação Estadual de Maringá, na Zona 2, após um adolescente de 13 anos pegar o revólver 38 do pai escondido e o levar para o colégio.

domingo, 25 de julho de 2010

Deputado sugere troca de arma por bola nas escolas

O deputado Ney Leprevost apresentou projeto de lei que prevê a troca de armas de brinquedos por bolas, nas escolas da rede pública. O programa, segundo texto do documento, prevê a orientação das crianças por meio de palestras, distribuição de folders e outras formas de divulgação.

O programa será voltado, principalmente, aos alunos com idade 2 e 10 anos, matriculados em escolas estaduais. “Além de conscientização, com a bola essa criança ainda vai praticar um esporte e preservar a saúde”, justifica Leprevost.

Ficará a Secretaria de Estado da Educação e a Paraná Esporte, órgãos do poder Executivo, responsáveis por estabelecer as condições necessárias para a criação e execução do programa.

O projeto de lei foi encaminhado a Diretoria Legislativa (DL) para ser distribuído para as comissões permanentes da Casa que deverão analisar o tema, quando reiniciarem os trabalhos legislativos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

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Educação é principal alvo de candidatos à Presidência



A educação entrou de modo definitivo no discurso dos principais candidatos à sucessão presidencial nesta semana. Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) assumiram o mesmo compromisso: elevar os gastos no setor de 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2010, para 7%. A diferença está no prazo em que pretendem fazê-lo.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

MEC libera R$ 156,3 milhões para escolas de educação básica

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, hoje (16), a liberação de recursos relativos ao programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), num total de R$ 156,3 milhões. O dinheiro está à disposição das unidades de ensino públicas cadastradas.

Segundo o MEC, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo PDDE, dispõe, este ano, de R$ 1,4 bilhão para investimento nas escolas. Para participar e receber recursos do PDDE ou atualizar dados cadastrais, as escolas devem fazer a adesão no sistema de habilitação PDDEweb (http://www.fnde.gov.br/pdde). O prazo para a primeira opção vai até 29 de outubro.

O programa foi criado em 1995, contemplando, até 2008, apenas escolas públicas de ensino fundamental. De acordo com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, passou a atender toda a educação básica.

Os valores transferidos esta semana para as escolas estão em (http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc), endereço da página eletrônica do FNDE.

fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1701&PHPSESSID=2009061920134734

A Educação ainda não é para todos

Segundo a vice-presidente de Educação da Unesco, Ana Luiza Machado, falta equiparar o ensino nas escolas e erradicar o analfabetismo de adultos
Há 12 anos, a educadora mineira Ana Luiza Machado acompanha de postos privilegiados os números da Educação nacional. Como chefe do escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a América Latina e o Caribe, ela pôde analisar, em Santiago, no Chile, o avanço do Brasil em relação aos vizinhos do continente em setores como a universalização do Ensino Fundamental.

No início de 2007, mudou-se para Paris, onde assumiu a vice-presidência do programa de Educação do órgão para todo o planeta. Desde então, teve a oportunidade de comparar nosso desempenho com o de cerca de 200 nações.

Ana Luiza coordena pesquisas sobre questões ligadas ao professor: carreira, formação, saúde e condições de trabalho, entre outras. Com base nesses dados, cria projetos em parceria com universidades e governos a fim de minimizar os problemas detectados.

Recentemente, propôs que a Universidade Federal de Minas Gerais criasse um curso de formação de lideranças escolares. A idéia está em estudo.

Nesta entrevista, ela comenta a posição do Brasil no mais recente relatório do Programa Educação para Todos (EPT).

Vejam a entrevista completa 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Secretária do MEC sugere não antecipar escolaridade de criança

Crianças que completam 6 anos até 31 de dezembro e que tenham cursado dois anos de pré-escola poderão ser matriculadas no 1.º ano do ensino fundamental em 2011

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou resolução que permitirá, em 2011, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental de crianças que completam 6 anos de idade até 31 de dezembro. Antes a data limite era 31 de março.

No entanto, Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), sugere aos pais que eles não antecipem a escolaridade da criança, pois, segundo ela, a educação infantil é muito diferente do ensino básico de alfabetização. Para Maria do Pilar, o ideal seria que, a partir de 2012, as crianças que completarem seis anos após a data de corte repitam a pré-escola em vez de seguirem para o ensino fundamental.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mensagem


TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ

Dirijo-me a você que tem alma simples ou deseja possuir a simplicidade.
Por isso não me constranjo em lhe oferecer uma flor.
Se você entende a linguagem das flores, o olhar da criança, o gesto do amigo, o sorriso do irmão, COMO EXPRESSÕES DE AMOR,
então sei que será bem recebida a ROSA que lhe trago.
A flor é símbolo. Ela diz tudo que a gente não consegue dizer.
A flor é sorriso. Ela renova a certeza da estima ou devolve a alegria pela volta do amigo.
A flor é presença. Ela fica em lugar de quem parte. Lembra seu amor, seu olhar, sua voz, lembra em fim, a pessoa que a ofertou.
Ela deixa de ser simples flor. É agora uma ROSA ofertada. Uma ROSA com amor.
A Rosa que hoje lhe trago é a minha amizade.
Para que você não esteja só e tenha alegria e coragem de seguir a jornada. Para que sejamos irmãos: gente que sabe que sozinho não se vence na vida e que precisa do outro para crescer.
Infelizmente, amigo, vivemos em um mundo em que muitos desaprenderam o valor de um sorriso ou o símbolo de uma flor que se dá. Desaprenderam que a vida é bela na medida em que o amor toma conta de nós e impregnam as palavras, os gestos mais simples... Desaprenderam olhar além. Além das aparências. Além dessa Terra.
É preciso um olhar de infinito na vida que passa. Só assim ela se eterniza e nos faz descobrir o ESSENCIAL que se esconde em cada momento, em cada palavra, em cada passo.
TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ SORRIR DE NOVO, SE ACASO DESAPRENDEU.
Ela lhe há de falar de minha vontade em vê-lo crescer. Da afeição que lhe devoto. Da alegria de reconhecê-lo morador do meu planeta e companheiro de retorno para o PAI.
Obrigado pelo dia em que você também me ofertar uma rosa. Será maravilhoso para mim!
Ela será você mesmo Há de recordar nosso encontro, nossos passos no fim da tarde... Nossa voz carregada de emoção... E EU terei novamente mais vontade de viver!

Nota: Conheço este texto como de autoria desconhecida, Se alguém conhecer o autor, por gentileza me informe, para o devido reparo.

domingo, 4 de julho de 2010

Lev Vigotsky - Breve Vida e Obra

Curitiba é a capital com melhor ensino fundamental do País

Pela terceira vez consecutiva, Curitiba tem o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. O resultado da avaliação de 2009 foi divulgado nesta sexta-feira (2) de junho de 2010, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Curitiba obteve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).

"O resultado mostra que estamos firmes no compromisso de oferecer ensino de qualidade para avançarmos na construção de uma cidade melhor", disse o prefeito Luciano Ducci. "A educação é prioridade na Prefeitura de Curitiba. Priorizar a educação é apostar na qualidade de vida e no desenvolvimento dos cidadãos."

O índice de Curitiba ficou acima da média nacional de 4,6 e vem crescendo a cada avaliação. Em 2007, Curitiba teve índice de 5,1, e em 2005, índice de 4,7. "Temos que dividir esta conquista com todos os estudantes e com os profissionais de educação da Rede Municipal, que têm ajudado Curitiba a manter-se como referência, além de oferecer ensino de qualidade para nossas crianças", afirmou a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mãe é condenada por bullying praticado por filho no Rio Grande do Sul

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou nesta semana a mãe de um adolescente que cometeu cyberbullying (uso de meios eletrônicos para comportamento hostil). O menor criou uma página na internet com a finalidade de ofender um colega de classe. A mãe terá de pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil, corrigidos monetariamente.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aprovado projeto de lei que torna PDE permanente

Os deputados do Paraná aprovaram ontem (30), em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar n.º 125/10 que regulamenta o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). A aprovação da regulamentação transforma o PDE em política pública permanente, obrigando os futuros governadores a manterem o programa.

O programa oferece, desde 2004, formação continuada para professores da educação básica da rede pública de ensino do Paraná e pretende atingir anualmente pelo menos 3% dos professores do estado, fazendo com que cerca de 2 mil deles possam participar de um processo de formação continuada que tem dois anos de duração.

Dispensado de votação em terceira discussão e redação final, o projeto segue agora para sanção do governador Orlando Pessuti (PMDB).

fonte: http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/0342_Aprovado-projeto-de-lei-que-torna-PDE-permanente

Pais protestam por falta de escolas em Sarandi

Por Luiz de Carvalho

Foto de Douglas Marçal
 
Mais de 200 alunos são transportados por dia em veículos cedidos pela prefeitura, todos em situação precária

Escola superlotada e alunos sendo transportados em ônibus precários, corroídos pela ferrugem, são alguns dos motivos que levaram um grupo de pais, professores e funcionários de escolas públicas de Sarandi realizarem uma passeata em Maringá na manhã de terça-feira desde a Praça Rocha Pombo, na Vila Operária, até o Núcleo Regional de Educação.

Eles armaram acampamento na porta do prédio e passaram a noite e o dia de ontem reivindicando a construção de escolas prometidas há cinco anos.

Os participantes da manifestação foram recebidos pela chefe do Núcleo, professora Vera Lúcia Cássaro, e chegaram a conversar, por telefone, com o chefe de Gabinete do governo do Estado, Ney Caldas, suspendendo o acampamento ontem às 17 horas diante da promessa que "já está na mesa do governador toda a papelada para a construção de um novo colégio em Sarandi".

O estudante Leandro Peres diz que o gargalo da Educação em Sarandi pode ser avaliado pela situação em que se encontra o Colégio Estadual do Jardim Panorama, o maior da cidade, com 2.200 estudantes matriculados, oriundos dos parques Alvamar I e II, Jardim Tropical e Jardim Panorama.

"O número de estudantes foi aumentando e a escola teve que improvisar, começando por transformar um antigo depósito em sala de aula e, por último, transferir todas as quintas séries para salas alugadas na Faculdade Unissa", completa Rodrigo Tomazini, funcionário do colégio e membro da Associação de Moradores do Parque Alvamar.

Fonte: O Diário.com