R E F L I T A:


Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


domingo, 30 de maio de 2010

As crianças sempre brincam de teatro

Teatro na Educação - o que é, afinal?

Por Fanny Abramovich

Mistério! Dúvida! Inquietação! Afinal de contas, o que é esta matéria nova, repentinamente incluída na programação escolar, com o nome mutável de teatro, artes cênicas, improvisação teatral, expressão dramática? Em que consiste? De que se trata?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Confira

Hoje postei em MENU Recursos,
três SUGESTÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO.

domingo, 23 de maio de 2010

Programa do livro didático

MEC decide prorrogar adesão dos municípios a programa do livro didático

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) resolveu prorrogar o prazo de adesão das secretarias municipais e estaduais ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que terminaria em 31 de maio. A partir deste ano, só receberão as obras as redes de ensino que firmarem esse termo de adesão. Antes, os livros eram enviados para todas as escolas, mesmo que não houvesse uma solicitação formal.

Agora, as secretarias de educação terão até 30 de junho para o envio dos documentos ao FNDE, autarquia do Ministério da Educação. Quem não formalizar o pedido não recebe os livros didáticos em 2011.

Segundo o diretor de Ações Educacionais do fundo, Rafael Torino, cerca de 70% dos municípios já fizeram a adesão, percentual considerado satisfatório pelo órgão. O prazo teve que ser ampliado em função da greve de parte dos servidores do FNDE.Não teríamos tempo hábil de processar todos os documentos que estão chegando até o início do período de escolha dos livros, que começa em junho”, explicou Torino.

sábado, 1 de maio de 2010

Perspectiva Histórico-cultural

Por Maria Simões de Brito

A transição do desenho para a escrita: dos rabiscos ao desenho, do desenho à escrita simbólica, foram aspectos amplamente investigados nos estudos de Luria (2006) e Vygotsky (1989). Esses estudos revelaram que a pré-história da linguagem escrita tem início muito antes de a criança entrar na escola.

(Psicologia e Pedagogia).

Clique no link abaixo e leia todo texto.

Sequência de seis vídeos de Marta Kohl sobre Vygotsky